Halloween, Eleições, Black Friday, Copa do Mundo, Natal, Réveillon…o ano de 2022 chega ao fim com uma sequência de datas e eventos importantes para pequenos negócios de vários segmentos da economia. No caso do Comércio, essas são oportunidades importantes que não podem ser desperdiçadas. Pensando nesse público, o Sebrae realizou, nessa quinta-feira (27), uma live com o gerente nacional de Atendimento ao Cliente do Sebrae, Enio Pinto. Durante uma hora, o especialista deu dicas e respondeu às perguntas do público que acompanhou a transmissão pelas mídias sociais da instituição.
Segundo Enio, mesmo que a empresa não atue em um setor diretamente envolvido com determinada data ou evento, sempre existe a chance de fazer uma ação casada por meio de parcerias. “Qualquer tipo de empreendimento pode tirar proveito dessas datas. Na Copa do Mundo, por exemplo, os setores de vestuário, alimentação e bebidas, eletroeletrônicos, beleza e moda são naturalmente mais beneficiados. Mas se a empresa não atua em nenhuma dessas atividades, existe a possibilidade de fazer o que nós chamamos de cross-selling”, explicou o gerente do Sebrae.
Ele exemplificou com a situação de uma livraria que – em princípio – não tem uma relação tão óbvia com o esporte, mas que pode se associar a um parceiro e montar um “combo”. “Na compra de um livro, por exemplo, ganhe um desconto em uma camiseta da seleção”, esclareceu Enio. “Segundo pesquisas de mercado, 86% dos brasileiros vão acompanhar o mundial e são potenciais consumidores de itens relacionados a futebol. Isso significa 200 milhões de pessoas dispostas a acompanhar e a consumir”, acrescentou.
Para aproveitarem essas datas, as empresas precisam trabalhar com planejamento. Apesar do tempo exíguo, o gerente do Sebrae acredita que ainda é possível tirar proveito dessas ocasiões. A partir de segunda-feira (31), com o final das Eleições, o consumidor vai estar com as atenções voltadas para a Black Friday, a Copa e o Natal e as expectativas são extremamente positivas.
“Para ter sucesso, o primeiro grande cuidado que os empreendedores precisam ter diz respeito ao estoque. Só consegue vender bem quem compra bem. O empresário não consegue vender bem tendo prejuízo. Por isso, negociar boas condições com os fornecedores é fundamental”, frisou Enio. Ele lembrou ainda a importância de contar com dois ou três fornecedores distintos de modo a poder avaliar as melhores ofertas de preço, prazo e prontidão de entrega. E, por fim, assegurar que há estoque suficiente para atender às demandas.
Mix de produtos
Enio ressaltou que faz parte do planejamento identificar qual é o mix de produtos mais adequado a ser priorizado em uma data especial. “Não pense em colocar toda a loja em promoção. Verifique quais as linhas de produto nas quais você realmente tem condições de oferecer uma promoção competitiva. O seu cliente sabe se o desconto é verdadeiro”, avalia.
Na hora de organizar as promoções, Enio Pinto afirmou que é importante avaliar o fluxo de caixa do negócio. “O fluxo de caixa é como uma bola de cristal da empresa. Ele é um controle gerencial que consolida diversos outros controles, como contas a pagar, contas a receber, o caixa diário, comissões…e tudo isso é consolidado no fluxo de caixa”, analisou.
Um bom acompanhamento permite ao empreendedor, segundo o gerente do Sebrae, antecipar quando vai faltar ou sobrar recurso no empreendimento. “No momento em que o empresário perceber que vai ter um saldo, uma sobra de recursos, ele já faz um planejamento de onde investir. Ele vai repor estoque, vai diversificar uma linha de produtos, vai fazer uma reforma ou guardar para fazer um provisionamento? Neste momento de festas, é interessante reaplicar no próprio negócio, o que pode acontecer por meio de um investimento na remuneração e motivação do time, na ambientação, na recomposição de estoques para poder alavancar mais as vendas”, comentou. “Por outro lado, o fluxo de caixa pode mostrar uma eventual lacuna de recursos e aí algumas providências precisam ser tomadas. O capital da empresa pode estar muito concentrado em estoque ou na mão do cliente que paga o produto a prazo. Nessas horas, fazer promoções e estimular as vendas à vista podem ser boas saídas”, conclui.
Confira essas e outras dicas do gerente do Sebrae assistindo à íntegra da live: