Sebrae e Instituto Fórum do Futuro realizam, no próximo dia 6 de outubro, em Brasília, o Seminário “Um Dia no Futuro”. O evento vai reunir diversas lideranças envolvidas no debate sobre a agenda da sustentabilidade para uma reflexão em torno do desafio de aumentar a produção de alimentos no país, sem perder de vista a preocupação com a preservação dos biomas.
O Seminário vai contar com as participações do presidente do Sebrae, Carlos Melles, e Alysson Paolinelli, do Fórum do Futuro, e vai apresentar o Projeto Biomas Tropicais como a ferramenta institucional e estratégica capaz de desenhar os caminhos na direção do desenvolvimento com sustentabilidade.
Participam ainda do encontro o presidente da Embrapa, Celso Moretti; o Diretor Geral da Escola Superior Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e Conselheiros do Fórum do Futuro, como os ex-ministros Roberto Rodrigues, da agricultura, e Paulo Haddad, da Fazenda e do Planejamento.
Durante o seminário, será assinada a “Carta de Brasília”. No documento, as lideranças reunidas em torno do Projeto Biomas chamam a atenção dos atores que definem políticas públicas e privadas que impactam a segurança alimentar global, para o fato de que a inclusão social e tecnológica de pequenos e médios produtores tropicais é parte vital das agendas mais críticas hoje vivenciadas.
“No Brasil, o papel reservado ao Sebrae será o de fazer a ponte entre o estado da arte do conhecimento e os pequenos produtores, e – para isso – já estamos contratando dez mil agentes locais de inovação”, comentou Carlos Melles. “Enfrentar a fome, a agenda de transição climática, reduzir as desigualdades e conter o fluxo de migrações forçadas – tudo isto só será possível a partir da inclusão de pequenos e médios produtores situados nos trópicos”, disse Alysson Paolinelli.
O encontro vai contar ainda com o lançamento do livro “As Tecnologias Sustentáveis que Vêm dos Trópicos”, que traz a contribuição de 17 das mais relevantes instituições de pesquisa e gestão do setor e 64 diferentes artigos sobre os desafios a serem superados pela Bieconomia brasileira nas próximas décadas.
Serviço:
Data e Hora– 06 de outubro, 9 horas