ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae reúne mulheres de negócio da região sul de Goiás

Proposta é incentivar e apoiar o empreendedorismo feminino de forma planejada, dando sequência no aprimoramento da gestão das pequenas empresas administradas por mulheres
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

      Encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 18/6, virtualmente, com empresárias de Piracanjuba, na região sul goiana. Elas já participavam de programa anterior do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), então denominado Passaporte Mulher de Negócios, lançado em 2019. Objetivo é dar sequência aos trabalhos de capacitação do Sebrae para estas empresárias.

     Na programação desta manhã foi apresentada a nova metodologia – DELAS – ‘projeto Travessia’, composta por reuniões temáticas. Os temas abordados foram mídias digitais, gestão financeira, design thinking, comportamento empreendedor e consultorias individualizadas.

      O Sebrae está com sua equipe à postos para dar o reforço necessário para empreendedores e empresárias que buscam seguir na trilha do conhecimento e de aprimorar suas competências na gestão de suas empresas. 

      São parceiros do Sebrae nesta ação entidades e instituições, tais como, Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afrobrasileiros (Anceabra), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Jovem), Conselho Regional de Administração (CRA/GO), Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese), Federação das Associações de Jovens Empreendedores e Empresários de Goiás (Faje/GO), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg Jovem), Grupo Mulheres do Brasil, Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (Lapei/UFG), Mais pra Elas, Rede de Mulheres Empreendedoras (RME), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/GO), dentre outros.

      É intenso o desafio das empresárias e das pequenas empresas em ultrapassar esta crise da pandemia causada pela Covid-19. Entretanto, o Sebrae Goiás e os parceiros se posicionam ao lado deste segmento tão representativo para a economia goiana e nacional. Os números mostram que as pequenas empresas representam cerca de 95% dos pequenos negócios registrados no país.

      Em 2020, o Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com cerca de 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio. O recorde estimado foi apresentado na análise da série histórica da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que aponta aumento do empreendedorismo inicial, principalmente em períodos de recessão, como os que ocorreram entre os anos de 2008/2009 e 2014/2016.

      Neste ano, estima-se que a crise sem precedentes, causada pela pandemia do novo coronavírus, deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo como uma alternativa de renda.

      Apesar das dificuldades no mercado de trabalho, são as mulheres em sua maioria, com 53%, que acreditam que “fazer a diferença no mundo” é motivação para empreender. De acordo com o último levantamento (GEM 2019), estima-se que existam 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora, envolvidos na criação de um novo empreendimento, consolidando um novo negócio ou realizando esforços para manter um empreendimento já estabelecido.

      Interessadas em participar do ‘Travessia’ podem conferir informações no www.sebraego.com.br e na Central de Relacionamento Sebrae pelo 0800 570 0800.

Serviço

Evento: Travessia – Piracanjuba

Data: 18/6/2020

Horário: 9h (participação virtual / teams)

Informações: www.sebraego.com.br e 0800 570 0800

Imprensa no Sebrae Goiás: Adriana Lima (62) 99456-2491.