Os pequenos negócios representam 97% das empresas que atuam no setor de moda no Brasil. Diante dessa expressividade no mercado, o Sebrae não poderia ficar de fora da maior semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week (SPFW). O evento, em sua 60ª edição, ocorre entre os dias 13 e 20 de outubro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
O Sebrae terá um estande institucional no SPFW, onde vai apresentar o resultado do trabalho que faz na área de bioeconomia nos biomas brasileiros, especificamente na Amazônia, para mostrá-la como possibilidade de diferencial competitivo para pequenos negócios. “Especificamente dentro da moda, um dos segmentos mais poluentes do mundo”, diz Kamila Merle, gestora nacional de moda do Sebrae.
A bioeconomia consiste em iniciativas sustentáveis baseadas na utilização de recursos biológicos renováveis, visando inovar processos e produtos em cadeias produtivas e gerar oportunidades de mercado para os pequenos negócios. O objetivo é que os visitantes, ao entrarem no espaço, percebam como elementos da natureza, aliados ao design e à inovação, geram produtos de alto valor agregado.
A região amazônica está profundamente ligada à pauta ambiental, mas o que muita gente não imagina é que ela é também um polo vibrante de inovação, cultura e moda, com produtos atrativos para o design e o mercado de luxo.
Kamila Merle, gestora nacional de moda do Sebrae
O espaço do Sebrae contará com moda, biojoias, decoração e uma pesquisa de percepção pública com o Instituto Focus Têxtil. O Sebrae, principal referência no apoio a pequenos negócios baseados na bioeconomia, vai apresentar a dinâmica do evento a empresários da moda autoral e do varejo, para que eles possam se atualizar sobre as tendências de peças e produtos para suas compras e para a experiência dentro do mundo fashion.
“Vamos apresentar nossa atuação com o bioma amazônico, com exposição de produtos desenvolvidos na região, e no dia 16 teremos a apresentação da coleção do estilista Leandro Castro”, acrescenta. O estilista, de SP, está desenvolvendo uma coleção inspirada na pesquisa de referências visuais do bioma amazônico, levando às passarelas cores, texturas e saberes específicos da região.
Leandro Castro preparou a coleção de peças a partir do projeto que está sendo desenvolvido em Santarém (PA), de Iconografia Local Bioma Amazônico, que integra o programa Sebrae no Território. Cinco empreendedores da região de Santarém, que fazem parte do projeto, desenvolveram itens para a coleção de Leandro: Biojoias Natureza Viva; Coomflona – Cooperativa Mista da Flona Tapajós; Cuias Aíra; Nunghara Biojoias e Trançados Biojoias.

Sobre o projeto
Desde outubro de 2024, o Sebrae Nacional realiza o projeto Iconografia Local Bioma Amazônico. A iniciativa já contabiliza oito oficinas criativas, sete palestras, coletivas de imprensa e dezenas de consultorias individuais presenciais no Pará e online com 20 empreendimentos do território. Os produtos criados serão lançados na COP30, entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
A investigação contempla elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região. O estande institucional do Sebrae Nacional na SPFW terá exposição de produtos já desenvolvidos na iniciativa.