ASN Nacional
Compartilhe

Momento da economia leva brasileiros a empreenderem por oportunidade, diz Décio Lima

O presidente do Sebrae participou da abertura da segunda edição do Move+, em Florianópolis, evento que tem como objetivo ajudar empreendedores a alavancarem vendas e faturamento
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional
Compartilhe

O Brasil passou a ser um país no qual as pessoas empreendem pela oportunidade de crescer e se desenvolver, com geração de emprego e renda para a população. Foi o que defendeu o presidente do Sebrae, Décio Lima, na abertura da segunda edição do MOVE+, evento promovido pelo Sebrae, em Florianópolis (SC).

A iniciativa tem o objetivo de impulsionar empreendedores na adoção de ferramentas, novas abordagens de vendas e estratégias para que as empresas expandam seus mercados e aumentem seu faturamento, através do ganho de escala.

“O empreendedorismo no Brasil não é mais por necessidade; o empreendedorismo por oportunidade já é dominante, graças a um momento único do processo econômico do país”, ressaltou Décio Lima ao lembrar que, somente neste ano, mais de 3,6 milhões de pequenos negócios foram abertos em todo o país.

Eu tenho plena convicção que o MOVE+ vai entregar para vocês essa oportunidade de fazer escala, crescer e se desenvolver gerando emprego e melhorando a renda.

Décio Lima, presidente do Sebrae.

Segundo Décio Lima, o momento econômico do país é altamente positivo, reflexo de uma política bem-sucedida conduzida pelo presidente Lula e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. “Estamos aqui para construir com entusiasmo, com alegria, e com empatia, principalmente, a possibilidade de vocês ganharem mercado e venderem seus os produtos. Isso se revela neste momento em que o Brasil chega ao pleno emprego, com uma taxa de desemprego que chegou a 5,6%, com a inflação controlada e com a saída do país do Mapa da Fome”, comentou.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) de Santa Catarina, Renato Carvalho, agradeceu ao Sebrae Nacional e às unidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul pela realização do evento. “Estamos crescendo e cada vez mais vamos ter a participação dos micro e pequenos negócios nas diferentes cadeias produtivas. É esse movimento que a gente quer, de um Brasil único, cada vez mais unido pelo propósito de tirar as pessoas da informalidade e colocá-las no mercado com a qualidade do produto brasileiro”, disse.

Foto: Imagem e Arte

Programação

Nesta segunda edição, o MOVE+ integrou palestras e painéis com especialistas reconhecidos, com o objetivo de mobilizar os pequenos negócios em torno de soluções sobre mercado e vendas. A palestra inicial deste ano foi realizada pelo Rony Meisler – Empreendedor, cofundador e CEO do Grupo Reserva -, que falou sobre como levar o seu negócio para o mundo, com propósito de identidade.

Antes do MOVE+, o Sebrae promoveu, também em Florianópolis, um encontro entre 120 gestores e analistas e 80 agentes de mercado de todo o país para discutir estratégias de apoio aos pequenos negócios. Além disso, ocorreu uma rodada de negócios com 32 empresas compradoras e produtos que fazem parte de Indicações Geográficas (IGs).

“A gente quis trazer estas empresas porque a área de mercado está se estruturando com um posicionamento de trabalhar a diferenciação dos pequenos negócios. Trazer para eles não somente o selo, mas fazer como que eles acessem novos mercados”, destacou a gestora nacional do MOVE+, Adriana Menegaz.

  • faturamento
  • Move+
  • Santa Catarina