O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou nesta terça-feira (12), em Balneário Camboriú (SC), do lançamento do Programa Novas Rotas – Costa Verde & Mar. Desenvolvida pela Embratur com o apoio do Sebrae, a iniciativa tem como objetivo capacitar o trade turístico para descentralizar o turismo internacional, promovendo o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros em regiões com potencial turístico. Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Balneário Piçarras, Camboriú, Penha, Itajaí, Navegantes e Ilhota integram a Rota.

O programa prevê a qualificação regional dos operadores de turismo e empreendedores ligados ao setor para fortalecer a cadeia produtiva, com três temas fundamentais: sustentabilidade, inovação e inteligência de dados. A proposta inclui ainda a criação de roteiros estratégicos para incentivar a permanência dos turistas estrangeiros na região o ano inteiro.
O evento contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do presidente da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Tiago Baltti, da prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, da gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia, além de prefeitos, secretários de turismo, vereadores, gestores públicos e representantes do setor.
Durante a cerimônia de abertura, Décio Lima destacou o papel estratégico dos pequenos negócios no Brasil, principalmente, no turismo e o protagonismo de Santa Catarina.
Conforme o presidente do Sebrae Nacional, 97% dos empreendimentos no estado ligados ao setor do turismo são de micro e pequenos empreendedores.
O turismo impulsiona a economia, gera empregos e movimenta milhares de pequenos negócios.
Décio Lima, presidente do Sebrae
“E nós, do Sebrae, estamos aqui para oferecer a eles o processo protetivo, para que eles possam crescer e ter a garantia de longevidade. Para que tenham segurança na produção do seu próprio protagonismo econômico”, complementou.
Segundo ele, em 2024 foram criados 1,7 milhão de empregos formais. Desses, 1,3 milhão são originários da pequena economia. “Além disso, foram criadas 4,1 milhões de novas micro e pequenas empresas, o que demostra a força do empreendedorismo para a economia”, disse.

Conforme dados da Embratur, entre janeiro e julho de 2025, quase 6 milhões de turistas estrangeiros visitaram o Brasil, um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado. As belezas naturais, a cultura e a gastronomia contribuem para esse resultado expressivo.
“A Embratur sabe de onde vem o turista, quanto ele pretende gastar e qual a melhor época para promover cada estilo brasileiro, por exemplo. Temos uma diversidade extraordinária e precisamos saber promovê-la com inteligência e profissionalismo, para que o turismo se transforme em um instrumento de geração de emprego e renda”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
“Cada município desta rota tem um potencial único, mas o verdadeiro diferencial está nos pequenos empreendedores que mantêm vivas suas tradições. Nosso papel aqui é oferecer apoio técnico para que esses empreendedores possam crescer com segurança, profissionalismo e sustentabilidade”, finalizou a gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Juliana Bernardi Dall’antonia.
-