O Fórum E-commerce Brasil 2025, nos dias 29, 30 e 31 julho, em São Paulo, será uma vitrine estratégica para micro e pequenas empresas (MPE). Com apoio do Sebrae, 52 negócios vão ter espaço como expositores a cada dia em estandes e outros 800 empresários terão ingresso garantido para acompanhar as atividades do evento, ampliando seu potencial de atuação no mercado digital.
O gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida, avalia que a presença de uma quantidade expressiva de pequenos negócios no Fórum contribui para que se tornem competitivos no mercado digital com consumidores cada dia mais exigentes.
Considerando o sucesso do Fórum anterior, que movimentou R$ 1,5 bilhão em negócios, queremos que os pequenos negócios tenham participação ativa e, por isso, ampliamos significativamente a presença deles no evento. Isso vai permitir que se atualizem sobre as inovações do mercado e realizem mais conexões com canais de venda dentro e fora do Brasil.
William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.
Para garantir a participação dos donos de pequenos negócios no evento, o Sebrae é parceiro da organização. De acordo com Bruno Pati, CEO do E-commerce Brasil, a parceria é uma resposta estratégica à necessidade de fortalecer a base do mercado digital, tendo em vista que a representatividade das MPE na economia brasileira.

“Ampliar a participação das micro e pequenas empresas é uma forma de democratizar e acelerar a digitalização do varejo de forma estruturada e sustentável. Nosso objetivo é que, ao sair do Fórum, esses empreendedores estejam mais preparados para competir, inovar e escalar digitalmente”, afirma Pati.
Durante o Fórum E-commerce Brasil 2025, o Sebrae vai oferecer um ambiente para capacitação, voltada para a presença digital, e de conexão entre os empresários para geração de negócios.
“Além de muito conteúdo, vamos oferecer consultoria gratuita com sessões de uma hora voltadas para empreendedores que desejam exportar. As vagas serão limitadas, com inscrição prévia pela internet”, adianta Almeida.

MPEs estão conectadas
Na 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, conduzida pelo Sebrae, 70% das MPEs – incluindo os microempreendedores individuais (MEI) – afirmaram que vendem utilizando algum tipo de ferramenta digital, principalmente as redes sociais. O WhatsApp se manteve como o canal favorito dos empresários, com 81%.
O Instagram se destacou com a preferência de 60% dos entrevistados, ultrapassando o Facebook, cujo desempenho caiu de 40% para 34%, ficando em segundo lugar na lista de canal mais utilizado pelos empreendedores. O levantamento foi realizado no período de 25 de novembro a 17 de dezembro de 2024 com a participação de donos de pequenos negócios de todo o país.
O evento
O Fórum E-Commerce Brasil 2025 acontecerá no Distrito Anhembi, com a presença estimada de 30 mil participantes, sendo varejo de todos os segmentos da indústria. São esperadas 300 empresas expositoras trazendo soluções e inovações de ponta para o e-commerce. A venda de ingressos já está no 3º lote.