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Volta às aulas: papelarias se organizam para venda de materiais escolares

Somente no ano passado, as famílias brasileiras gastaram mais R$ 49,3 bilhões com esses produtos
Por André Luiz Gomes
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Além de tradicionalmente ser período de férias, janeiro também é a hora em que muitos pais se organizam para adquirir os materiais escolares dos filhos. Somente no ano passado, mais de R$ 49,3 bilhões foram injetados nesse mercado, de acordo com pesquisa do Instituto Locomotiva e da QuestionPro. O estudo aponta ainda que este momento impacta diretamente o orçamento de 85% das famílias – que preferem parcelar as compras para o ano letivo.

Para as papelarias, é o momento de elevar o faturamento. Marcelo Dorileo, proprietário da Papelaria Universitária, em Cuiabá (MT), mantém essa expectativa. O empresário, que já teve apoio do Sebrae por meio de diversos programas e consultorias como os Agentes Locais de Inovação (ALI), sabe da importância de sempre inovar no atendimento ao público, além de ampliar a quantidade de parcelas para pagamento.

Lançamos a caixa box, onde os pais que compram a lista escolar conosco levam tudo organizado. Também ampliamos os canais de atendimento no WhatsApp para garantir mais agilidade nas respostas e fizemos parcerias com indústrias para trazermos novidades.

Marcelo Dorileo, empreendedor

Ele observa o movimento ainda tímido, uma vez que boa parte das famílias está no processo de pesquisar as opções do mercado. “Até agora, o consumidor tem se mostrado mais preocupado com o orçamento, fazendo várias cotações e utilizando muito dos canais digitais para isso. A presença em loja ainda está tímida, mas ainda assim estamos com expectativa de um incremento nas vendas”, afirma.

Atualmente, a empresa de Marcelo comercializa itens de papelaria, informática, organização, material de escritório e presentes. Para o empresário, é fundamental se destacar nas redes sociais. “Tentamos estar presentes de forma estratégica nas redes sociais, temos um time dedicado a gerar conteúdo e administrar o tráfego pago”, garante.

Faz parte de nossa estratégia a captação e manutenção de clientes utilizando as redes sociais. Como já conhecemos bem nosso público, esse trabalho de certa forma fica facilitado.

Marcelo Dorileo, empreendedor.

Por fim, o empreendedor destaca que começou a montar o estoque da empresa para este momento em agosto do ano passado. “Utilizamos relatórios que nos auxiliam a identificar o que tivemos de maior giro no ano anterior e em cima dessas duas informações, tendências e giro, tomamos nossa decisão de estoque”, aponta.

Depois de ficar desempregada, Fernanda Carvalho, do Distrito Federal, viu neste momento do ano uma oportunidade de empreender. Foi quando, há nove anos, começou a encapar livros e cadernos. Atualmente, conta com uma carteira composta por 380 clientes. “Vi a necessidade de empreender para manter meu sustento. Eu já tinha essa habilidade antes ao encapar os livros do meu filho. Aí, comecei a divulgar o meu trabalho”, lembra. “As pessoas sempre me procuram. É um trabalho que me dá prazer e é um hobby também, é uma distração”, completa.

Como montar uma papelaria

Ficou interessado em atuar no segmento? Na página “Ideias de Negócio”, do Sebrae, há um espaço totalmente dedicado a Como montar uma papelaria, detalhando os principais pontos para quem deseja se aventurar na área: mercado, localização, estrutura, pessoal, equipamentos, custos, entre outros.

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