ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae lança manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência

Material foi apresentado durante o Impulsiona Turismo, encontro promovido pela instituição para compartilhar experiências exitosas do setor
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Para acompanhar as mudanças no comportamento dos clientes de turismo interessados cada vez mais em programas que proporcionem momentos únicos durante viagens, o Sebrae lançou o Manual da Jornada de Atendimento para Estruturação de Produtos de Turismo de Experiência, elaborado pelo Polo voltado exclusivamente para o segmento. O lançamento ocorreu durante o Impulsiona Turismo, realizado em Brasília, nessa quarta (11).

O material possui orientações de atuação para gestores, consultores e colaboradores junto aos pequenos negócios, com o objetivo de aproveitar a demanda e gerar mais faturamento, além de trazer mais competitividade e profissionalização dos serviços turísticos.

A Jornada é resultado da análise do mercado turístico – por meio dos estudos existentes e entrevistas com especialistas – e permite uma abordagem mais integrada entre as diferentes realidades do país, mantendo o foco nos conceitos de economia da experiência e inovação dos serviços. Ela está dividida em seis etapas:

  • identificação do perfil do negócio;
  • análise da integração oferta e mercado;
  • desenho do produto de turismo de experiência;
  • validação do produto de turismo de experiência;
  • acesso ao mercado;
  • e avaliação contínua.

No entanto, o manual pode ser adaptado ao estágio de desenvolvimento do empreendimento. A gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescosi, ressalta que o objetivo é estruturar uma forma de atuação para agregar valor ao trabalho que os consultores e Agentes de Roteiro de Turismo (ART) fazem na ponta, junto ao público.

Esse material é muito versátil, porque ao mesmo tempo que ele traz uma orientação para o Sistema Sebrae, traz orientações para o próprio empreendedor. É uma forma de conseguimos direcionar o atendimento nos territórios.

Renata Vescosi, gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.

Polo Sebrae

O Polo de Referência Sebrae em Turismo de Experiência, criado em 2023, tem como objetivo estabelecer um ambiente de inteligência e disseminação de conhecimentos sobre o tema do Turismo de Experiência para o Sistema Sebrae. Com foco no desenvolvimento e fortalecimento do segmento do turismo baseado em experiências autênticas e memoráveis, o Polo tem atuado para impulsionar o empreendedorismo e a inovação nesse setor, proporcionando suporte estratégico e recursos para os empreendedores e pequenos negócios envolvidos.

O turismo de experiência é uma abordagem que valoriza as vivências únicas proporcionadas aos turistas, além dos aspectos tradicionais do turismo. É uma maneira de explorar os recursos culturais, naturais e sociais de uma região, oferecendo aos visitantes experiências autênticas, imersivas e enriquecedoras.

  • Agentes de Roteiros Turísticos
  • Impulsiona Turismo
  • turismo de experiência
  • Faça download dos materiais abaixo