A rota do cacau da Amazônia, os quilombos do Jalapão, em Tocantins, a riqueza de Belo Horizonte e o reerguimento do turismo no Rio Grande do Sul, que foi devastado pelas fortes chuvas e enchentes no início deste ano. Essas e outras experiências foram apresentadas para jornalistas e influenciadores, na sexta-feira (27), em Brasília, durante a 51ª Abav Expo, maior feira do setor da América Latina. O evento foi promovido pelo Sebrae e contou com a exposição de pequenos negócios do turismo impactados pelas rotas locais.
A ideia é ampliar a visibilidade desses locais. O Sebrae atua nas 27 unidades da federação para apoiar e fortalecer o turismo do nosso país, que é rico e incomparável. É um trabalho contínuo e conjunto para estruturar esses destinos.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Serviços e Economias do Futuro do Sebrae
A cidade anfitriã do encontro, trouxe a expansão do enoturismo no local, com a Vinícola Brasília, que produz dez marcas diferentes na região. “Esta região é disruptiva. A gente consegue aproveitar um pouco do que é o nosso sofrimento com o clima, com o calor durante o dia e o frio durante as noites. Com isso, aqui se tornou uma das melhores regiões do mundo para a maturação da uva”, explicou a representante da Vinícola Brasília, Isabela Bonato. “Queremos que a experiência turística seja diversa, como somos aqui em Brasília”, reforçou.
A empresa Sensações Turismo, de Belo Horizonte (MG), representando o bioma da Mata Atlântica, trouxe o Me-Nuhh, uma apresentação das experiências turísticas possíveis na capital mineira. São visitas e rotas que remetem à arte, à economia criativa, gastronomia, música e ao patrimônio cultural que a cidade possibilita aos seus visitantes.
Por sua vez, o bioma da caatinga apresentou a Serra da Capivara, localizada no Piauí, que é um Patrimônio da Humanidade com seus sítios arqueológicos e retrata a história do homem na América. “É muito bom o turismo para o território. Estamos nos qualificando cada vez mais para receber esse visitante e o Sebrae tem nos ajudado a adaptar os nossos espaços para melhor atender aos turistas”, contou Giordano Macedo, empresário da região.
Bruno Borges, da Amazônia Aventura, do Pará, contou um pouco mais sobre a Rota Turística do Chocolate da Amazônia. “A proposta é a experiência da Amazônia. Quem quer vai lá, pega um barquinho e tem um contato com a floresta, e nós fazemos esse tour”, afirmou. O empresário disse que a internet tem facilitado chegar a outros territórios para expor os produtos da região. “Precisamos nos fortalecer. O turismo sempre está muito bem conectado. Quanto mais conversas tivermos, mais longe conseguiremos chegar”, apontou.
Outras experiências
Rota Quilombola do Jalapão e Porto Nacional (TO) – O produto contempla as comunidades dos quilombos Mumbuca, Prata e Rio Novo, que passam a compor os destinos turísticos do Estado. As comunidades disponibilizam experiências como processos de elaboração de produtos artesanais, oficinas, trilhas, degustações, diálogos e banhos. A ação faz parte do projeto Energia para Crescer. Porto Nacional levou a riqueza da história da cidade e opções de diversão no local.
Costa Doce Gaúcha – Localizada no bioma do Pampa, no Sul do Rio Grande do Sul, destaca-se por atrativos que têm conquistado muitos visitantes. Suas duas maiores cidades indutoras do turismo são Rio Grande e Pelotas, mas apresenta boas opções para turismo de experiência, como a observação de aves, caminhadas e outras opções ligadas ao ecoturismo.
Pantanal – Bioma único no mundo, a região localizada entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul se destaca pelas diferentes opções para os turistas que desejam fazer rotas atreladas ao contato com a natureza.
Sobre o evento
O Sebrae participou da 51ª ABAV Expo apoiando pequenos negócios dos seis biomas brasileiros – Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. O evento encerrou no sábado (28).