Atualmente, mais de 10 milhões de brasileiras são empreendedoras. Promover um ambiente de negócios favorável e facilitar o acesso de mulheres a políticas e serviços públicos é fundamental para que elas tenham sucesso nos seus negócios. Para isso, o Sebrae é parceiro da estratégia “Elas Empreendem”, lançada na terça-feira (13), pelos ministérios das Mulheres e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).
A iniciativa congrega 23 organizações – entre órgãos, instituições financeiras e entidades da administração pública federal – que, juntas, vão fomentar inclusão social, econômica, e de desenvolvimento do país. A construção de estratégias focadas neste público vai levar em conta a maternidade, a diversidade e a vulnerabilidade.
Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, essa iniciativa coloca prioridade à pauta do empreendedorismo feminino. Ela ressalta que isso é fundamental para que a sociedade avance. “A economia do cuidado absorve 17h semanais a mais das mulheres, o que faz com que elas tenham menos tempo para investir em seus negócios do que os homens. Além disso, as empreendedoras enfrentam o absurdo de pagar uma taxa de juros maior do que os homens na tomada de crédito”, alerta.
O estudo “O financiamento do empreendedorismo feminino no Brasil: um panorama do mercado de crédito” feito pelo Sebrae, revelou que, enquanto nos financiamentos contratados pelos donos de pequenos negócios a taxa média é de 36,8% ao ano, para o público feminino fica em 40,6%.
Precisamos vencer esses gargalos para que as mulheres tenham autonomia econômica e financeira. O Sebrae, junto com os ministérios das Mulheres e do Empreendedorismo, está trabalhando para isso. A estratégia ‘Elas Empreendem’ veio para promover o empreendedorismo feminino como instrumento de inclusão social, econômica e de desenvolvimento.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae
Saiba mais em https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/elas-empreendem.
Comitê de Empreendedorismo Feminino
Destinado a propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia “Elas Empreendem”, o Comitê é coordenado pelo MEMP e tem o Sebrae entre seus membros. Ao Comitê compete, por exemplo, o estabelecimento de metas e indicadores de monitoramento e propor ações com vistas ao aprimoramento das políticas e dos instrumentos relacionados ao empreendedorismo feminino.
Diferenciais da estratégia:
• Quem precisa mais, tem prioridade – Mulheres inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estarão no centro do debate.
• Educação financeira e crédito em pauta – Esse fórum conta com a participação dos bancos, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil S.A, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
• União diversa pelas mulheres empreendedoras – Espaço para debate de soluções, projetos e iniciativas direcionadas à temática.
• Entidades da sociedade civil importam – Os grupos de trabalho serão compostos pelo terceiro setor para que a política pública chegue até a ponta.