Dados compilados pelo Sebrae apontam que micro, pequenas e médias empresas dominam o setor da moda no Brasil. Esse conjunto representa 97,5% dos cerca de 1,9 milhão de CNPJ ativos no país. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o faturamento dessa cadeia produtiva girou em torno de R$193,2 bilhões em 2022 (informação atualizada em fevereiro de 2024), o que corrobora a importância da indústria têxtil e de confecção para os pequenos e médios negócios.
Dentro da indústria de transformação, o setor da moda é um dos maiores geradores de emprego, ficando apenas atrás do alimentício. Em 2022, o número de empregados com vínculo ativo totalizou 52,79 milhões, sendo que 84,1% deles foram absorvidos por microempresas (36,5%), empresas de pequeno porte (32,9%) e médias empresas (14,7%).
É nesse contexto que o Sebrae é um dos expositores da Febratex, considerada como a maior feira das Américas para a indústria têxtil, que ocorrerá em Blumenau (SC), de 20 a 23 de agosto. Com expositores de todo o mundo, inclusive da China, Coreia, Índia e Paquistão, o evento apresentará inovações tecnológicas, de processos e em materiais, tornando-se um ambiente propício para atualizações, networking e novos negócios.
“O Sebrae Nacional terá um estande, representando o apoio institucional aos pequenos negócios de moda e servirá como um ponto de encontro para empreendedores de todo o país”, afirma a gestora Nacional de Moda do Sebrae, Kamila Merle. Ainda segundo ela, a instituição apoiará missões com mais de 160 empresários para que possam acessar tendências de tecnologia e inovação, além de estabelecer conexões importantes para o crescimento de seus negócios.
“Devido ao tamanho da feira, e para garantir uma participação mais direcionada aos interesses dos empresários, o Sebrae Nacional vai fazer uma espécie de curadoria dos expositores e tecnologias, proporcionando visitas guiadas com consultores especializados. Além disso, junto com o Sebrae/SC, em complementariedade a essa experiência, vai organizar agendas técnicas para benchmark, levando os empresários a outras empresas da região”, conta a gestora. Ela reforça a relevância dessa estratégia por facilitar a criação de rede de contatos e oportunidades de negócio entre os empresários.
Tendências
Kamila afirma que a economia circular e a adoção de práticas sustentáveis são tendências de comportamento, consumo e de produtividade. “Isso é mandatório para a indústria da moda. O público do Sebrae, que são as micro e pequenas empresas, pode se beneficiar ao implementar novas práticas e materiais, pensando na circularidade e sustentabilidade ambiental, assim como novas tecnologias e processos, que aumentem a eficiência e reduzam os custos,”, recomenda.
Nesse sentido, o espaço do Sebrae na feira terá uma ativação específica de ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança, em português) dentro da moda, além de divulgar o Brasil Mais Produtivo, iniciativa do Sebrae em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Entre as estratégias do programa está o planejamento de gestão e a adoção de melhores práticas de produtividade e digitalização da gestão do negócio, realização de consultorias lean manufacturing (manufatura enxuta) e eficiência energética.
A Febratex
A Feira Brasileira de Têxteis, Confecções e Moda (Febratex) ocorre a cada dois anos, em Blumenau (SC), e se destaca como o maior evento do segmento têxtil do Brasil e um dos maiores das Américas. Neste ano, será realizada de 20 a 23 de agosto, no Parque Vila Germânica, das 14h às 21h. Inscrições aqui até o dia 15 de agosto.
O porte da feira se deve, entre outras razões, pela abrangência da exposição, que engloba da matéria-prima à moda pronta. Por isso, atrai um público diversificado e altamente qualificado, composto por profissionais de todos os elos da cadeia.
O ponto alto da feira é a tradição em apresentar as principais inovações em tecnologia no mercado, com lançamentos de materiais, insumos, softwares, máquinas e equipamentos. A Febratex também costuma ser palco de tendências de consumo e produtos há mais de 20 edições.