De 8 a 11 de agosto, o Rio de Janeiro será palco do evento mais esperado do setor turístico brasileiro: o 8º Salão Nacional do Turismo. Realizado no Riocentro, o encontro é organizado pelo Ministério do Turismo e tem como objetivo principal se consolidar como a maior vitrine do turismo nacional. É esperado um público de mais de 100 mil pessoas nos quatro dias.
O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) também participará desse grande evento. Em seu estande será exibido um recorte da atual Mostra Solo Criativo, uma homenagem aos artesãos brasileiros, atualmente em cartaz no espaço do Crab, na Praça Tiradentes 69, Centro do Rio. Entre as peças de destaque que serão exibidas ao público estão: Boneca, da artesã Zezinha; cestos produzidos por indígenas da etnia baniwa e a escultura Baleia, do artesão Marcos de Sertânia.
Um espaço interativo mostrará o portal do Crab na web como um hub em tempo real de toda atuação e diversidade do artesanato brasileiro. O público também conhecerá a dinâmica das oficinas lúdicas que o Programa Crab Educativo realiza com estudantes e grupos de visitantes das exposições, e suas visitas guiadas, realizadas todos os meses.
O objetivo desse espaço no Salão é expor o Crab como um destino de turismo de experiência e um polo de conhecimento do artesanato nacional. Parte do conjunto arquitetônico do Centro de Referência foi reproduzido no estande, para tangibilizar visualmente o ambiente e onde está situado o Crab.
PARCERIAS – Este ano, o 8º Salão do Turismo conta com parceiros importantes, como a Fecomércio-RJ, o Sebrae Nacional, o SESC, o SENAC, a Secretaria de Estado de Turismo do RJ e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
Além disso, o evento já tem a presença confirmada de representantes do trade, como o Conselho Nacional de Turismo, a ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), a Embratur e a BRAZTOA (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo). Todos unidos em prol do turismo nacional.