Em 2024, os pequenos negócios atingiram a marca de 20,9 milhões de estabelecimentos no Brasil e, no ano passado, foram responsáveis por oito em cada dez empregos no país. Esses dados demonstram a importância do setor para a economia e o impacto da sua atuação nos territórios. A três meses das eleições municipais, o Sebrae reforça a agenda do desenvolvimento socioeconômico sustentável e apresenta a publicação Eleições 2024: Candidato Parceiro do Pequeno Negócio.
Disponível para download aqui, o material traz um roteiro destinado àqueles que concorrem às prefeituras nas eleições deste ano. São propostas práticas que podem ser incorporadas nas campanhas e nos Planos de Governo de modo que o candidato se apresente como um aliado das micro e pequenas empresas.
O presidente Décio Lima, que já foi prefeito por duas vezes, destaca a relevância do empreendedorismo para a economia local.
Os pequenos negócios no Brasil possuem uma força extraordinária. São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional
“Nesse contexto, os pequenos negócios têm um papel estratégico, na medida em que são a base da economia dos mais de 5,5 mil municípios no país. Por duas vezes fui prefeito da cidade de Blumenau e pude constatar o quanto o empreendedorismo é essencial para o fortalecimento dos valores e das potencialidades locais. Os cerca de 20 milhões de pequenos negócios constroem cidades mais prósperas, inovadoras e sustentáveis.”
Elaborado pelas Unidades de Desenvolvimento Territorial e de Comunicação do Sebrae Nacional, o guia faz parte de uma estratégia de relacionamento da instituição com os próximos governantes municipais. O objetivo é trazer para o centro do debate o empreendedorismo e o compromisso do candidato com a melhoraria da qualidade de vida da população e a geração de mais emprego e renda, a partir da agenda do desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Para isso, o documento traz propostas nos temas: Compras Governamentais; Cooperativismo e Crédito; Empreendedorismo Feminino e Diversidade; Empreendedorismo na Escola; Gestão Municipal; Inclusão Socioprodutiva; Inovação; Lideranças Locais; Marketing Territorial; Microempreendedor Individual (MEI); Sala do Empreendedor; Simplificação e Desburocratização; e Sustentabilidade.
A instituição entende que as eleições de 2024 são uma oportunidade de aproximação com as prefeituras em todo o país, oferecendo auxílio desde a campanha e a elaboração dos Planos de Governo para a estruturação de políticas públicas com visão estratégica, de prazo e com legitimidade social. Com isso, o material visa também apresentar o portfólio da casa, sinalizar a possibilidade de parcerias e, após a eleição, solidificar essa relação, oferecendo apoio para a gestão municipal.