O espaço Sebrae Moda no São Paulo Fashion Week (SPFW 56), recebeu nesta quinta-feira (9), o Talk Empreendedorismo na Moda, com Theo Alexandre, criador da marca autoral Thear Vestuário, e Leandro Pires, consultor de negócios da marca e do Sebrae.
Durante o bate-papo, Theo Alexandre destacou a importância das parcerias e de conhecer e acreditar no seu produto, passando algumas dicas para chegar ao sucesso. “Dica crucial é: comece com a terapia. Moda é uma engrenagem gigantesca, você precisa se preparar emocionalmente. O que fez a Thear forte está muito ligado a mim”, disse o diretor criativo.
Theo seguiu compartilhando sugestões. “Quando o negócio é interno, se torna mais verdadeiro. Fiquei dois anos planejando a marca e mesmo assim é muito diferente do que eu desenhei. Outra coisa muito importante é ouvir, ouça a moda, coloque-se no lugar de ouvinte”, contou.
Já Leandro Pires, consultor de negócios da marca e do Sebrae, destacou a importância de ter um consultor para o crescimento da marca. “Enquanto o Theo está criando a coleção, eu estou refletindo em estratégias para potencializar o trabalho que o meu cliente está desenvolvendo”, explicou.
Parcerias
Durante o encontro, Theo e Leandro destacaram a importância das parcerias e como ajudam a impulsionar um negócio. “Eu acredito muito nas parcerias com as instituições, por meio das pessoas que as representam. Essas relações têm o poder de transformar a nossa vida”, ressalta Leandro.
O consultor deu o exemplo de parcerias que fazem a diferença, como as ações desenvolvidas para a coleção inspirada em Cora Coralina, poetisa e contista goiana. “Convidamos a confeiteira Carole Crema para representar o lado doce da Cora Coralina. E fechamos uma parceria muito bacana com os Correios em nível nacional, eles distribuíram selos com o slogan Todas as Coras”.
Como se tornar uma empresa de sucesso
Para o e diretor criativo da Thear Vestuário, é preciso entender o seu produto e o seu público-alvo. “Hoje, eu faço um produto que é muito mais escalonável. Minha experiência da indústria indica a importância de fazer peças que são escalonáveis. Ou você vira a chave ou não fica no mercado”.
Leandro destacou ainda a importância de manter a saúde financeira da empresa. “A gente precisa pagar contas no final do processo, desde as parcerias até a produção, e até mesmo do ponto de venda”.
Já Theo ressalta ainda dois itens que acredita serem fundamentais para um empreendedor: ter um consultor e uma assessoria de imprensa.
A importância das origens
Goiano de nascimento, Theo traz uma regionalidade nas suas produções. “Seria mais fácil se eu estivesse aqui em São Paulo, mas toda a mão de obra é de Goiânia, eu sei o quanto isso é importante. Eu tenho esse foco de levar a história do meu Goiás, trazer os parceiros, buscar conhecimento e levar para casa. Eu tinha problema de autoestima, pensava ‘será que o que eu faço em Goiana é relevante?’”.
Para sair de Goiânia e ser o primeiro estilista do centro-oeste na Casa dos Criadores, passaram-se anos. Mas ter “cara de pau” e se mostrar são algumas das dicas que Theo dá para se destacar. “Você precisa ter persistência e resiliência. Eu demorei 21 anos para entrar na SPFW como criador”.
Importância do Sebrae nesse trajeto
Encontros como o Talk Empreendedorismo na Moda são oportunidades para os microempreendedores conhecerem outras vivências e de fazerem conexões. “Quando você entende que é por meio de muitas mãos que as coisas acontecem, você vê como o Sebrae nos abre esses lugares, compartilhando histórias, contaminando as pessoas positivamente. Quero que a minha história reverbere e contamine as pessoas, e que elas acreditem que essa história pode acontecer para todos”, afirma Theo Alexandre.
Para a Gestora Nacional de Moda no Sebrae, Kamila Merle, a participação do Sebrae no SPFW é uma oportunidade para o empreendedor por diversos fatores.
“Nós temos algumas iniciativas nesta edição do SPFW. Além dos painéis de conteúdo, painéis com a tendência de moda que estão nas passarelas, conectando as tendências que eles podem levar tanto para o varejo como para a indústria”, revelou. Kamila destaca ainda a apresentação de cases de sucesso. “São empreendedores que já foram pequenos negócios e que agora desfilam no SPFW. Aqui, as empresas conseguem viver o que é essa moda, qual a tendência de consumo e qual caminho seguir”.
No SPFW 56, para compor o staff, foram contratadas micro e pequenas empresas. “O SPFW oportuniza o empreendedorismo por meio dessas ações”, finaliza Kamila.
Instituto C&A e o Futuro da Moda
Fechando a noite, o espaço recebeu ainda Gustavo Narciso, diretor executivo do Instituto C&A. O executivo falou sobre o futuro da moda e ressaltou a importância do Sebrae estar presente em um evento como o SPFW.
“Muita gente que sonha empreender, sonha em ter uma marca de moda, se inspirando nos estilistas que estão desfilando aqui no evento. Eles irão ver o Sebrae como uma plataforma que vai poder fazer com que esse sonho se torne realidade, por meio de ferramentas, tecnologias e histórico de décadas de atuação do Sebrae”.
“No Sebrae, as pessoas podem entender os caminhos possíveis, quais são as oportunidades, com quais os atores que esses microempreendedores podem se conectar. Nas universidades, às vezes esse conteúdo passa muito batido, e aqui é trazido de forma mais pragmática, mais estruturada”, finaliza Gustavo.