Tecnologia

Negócios inovadores são premiados em São Paulo

Startups de Boa Vista (RR) e Campo Grande (MS) vencem competição voltada para busca de soluções inteligentes na área de turismo

Brasília - A TicketPhone, startup de Boa Vista (RR) voltada para a gestão e organização de eventos e atividades, foi a grande vencedora da competição promovida pelo Sebrae e Braztoa para a seleção de negócios inovadores na área de turismo inteligente. A plataforma oferece venda de serviços extras, como ingressos para passeios ou espetáculos diretamente com o guia turístico, entre outros serviços. Em segundo lugar, ficou a Brasil Food Safaris, de Campo Grande (MS), que promove o turismo com foco na gastronomia local. Como prêmio, as vencedoras ganharam passagens aéreas válidas para destinos nacionais.  

As startups participaram do Desafio de Inovação Turismo Inteligente, promovido pelo Sebrae e a Braztoa (Associação Brasileira de Operadores Turísticos), que reuniu oito finalistas na 45ª ABAV Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa, entre os dias 27 e 29, em São Paulo. O objetivo foi estimular empreendedores a apresentarem ideias criativas na área de turismo e gerar novos modelos de negócios. 

Também houve menção honrosa à Guiya, de São Paulo (SP), plataforma e aplicativo voltados ao público LGBT, que listam, de forma geolocalizada, a agenda de eventos e atividades no local de destino. Todas as oito startups que chegaram à final, além de garantir a participação nos eventos, tiveram acesso a atividades de capacitação e mentoria durante os três dias de atividades. 

O desafio também selecionou ideias inovadoras, levando as dez melhores para as atividades de capacitação e mentoria na ABAV Expo. O primeiro lugar ficou para o projeto Culturismo, de Feira de Santana (BA), plataforma que permitirá ao usuário definir uma rota turística e ter de volta uma lista de obras literárias que se passam em cidades dessa região. Além disso, ao visitar pontos turísticos que são citados nessas obras literárias, o usuário poderia escutar trechos de tais obras que falem sobre o ponto turístico. 

Em segundo lugar ficou o projeto Jerimundi, de São Paulo (SP), primeiro aplicativo e jogo do mundo voltado para o turismo, fornecendo descontos aos usuários com apoio de parceiros. A menção honrosa foi para Touristmedia, de Palhoça (SC). No geral, a seletiva de startups reuniu 50 concorrentes e foi realizada por meio de competições presenciais, por região, contemplando todos os estados e o Distrito Federal. Já as ideias foram enviadas para Braztoa e Sebrae pela internet, com inscrição em um site criado para esta competição. Ao todo, 48 ideias participaram da competição. Confira todas as startups inscritas em www.sebrae.com.br/startupsturismo

SEBRAE 45 ANOS


O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Startups premiadas 

1º lugar: TicketPhone (Boa Vista, RR)

www.ticketphone.com.br 

2º lugar: Brasil Food Safaris (Campo Grande, MS)

www.brasilfoodsafaris.com 

Menção Honrosa: Guiya (São Paulo, SP)

www.guiagaysaopaulo.com.br

 

Ideias Premiadas 

1º lugar: Culturismo (Feira de Santana, BA)

2º lugar: Jerimundi (São Paulo, SP) 

Menção honrosa: Touristmedia (Palhoça, SC)

 

Confira mais informações no www.sebrae.com.br/startupsturismo

Confira aqui o resultado no Portal Braztoa

 

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107 9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

 

Tags: Turismo Inteligente, inovação tecnológica