ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Insights da 1ª temporada do podcast A Jornada, do Sebrae Startups

Em seis episódios, fundadores e investidores compartilham histórias, dicas e estratégias sobre a jornada empreendedora
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

O podcast “A Jornada”, produzido pelo Sebrae Startups, trouxe ao longo de sua primeira temporada uma série de conversas valiosas e insights essenciais para empreendedores e entusiastas do ecossistema de startups. Ao longo de seis episódios, conduzidos pelo investidor anjo e fundador da Lean VC, Yuri Gitahy, os convidados compartilham experiências, estratégias e reflexões para aqueles que estão construindo suas próprias trajetórias no mundo dos negócios.

“A primeira temporada do podcast traz relatos de empreendedores no início, meio e final da trajetória nas suas empresas. Se você ouvir todos os episódios, vai aprender que cada história é única — mas todas elas se parecem com a sua”, comentou Gitahy.

As conversas exploram temas como cultura organizacional, engajamento das lideranças, marketing, vendas, sucesso do cliente, captação de recursos e muito mais.

Do go-to-market ao exit em 6 episódios

“Desenvolveu o produto, tem que começar a pensar em como distribuí-lo”: compartilha Gabriel Costa, CEO e fundador da Growth Leaders Academy e do Merlin, no primeiro episódio, que também conta com a presença de Veridiana Cavalheiro, CEO e fundadora da Agidesk.

No episódio de estreia, os convidados falam sobre a necessidade de desenvolver estratégias eficazes de distribuição para alcançar um crescimento sustentável e compartilham suas visões sobre as dores do crescimento e a importância de calibrar processos para escalar com sucesso.

No segundo episódio, a cultura organizacional e o engajamento das lideranças nas startups são os temas principais. Whiny Fernandes, co-fundadora do Employer Branding Brasil, e Antonella Satyro, CEO e fundadora do Human Skills Manifesto, dão dicas sobre como construir uma base sólida para o desenvolvimento da empresa, enfatizando a autenticidade dos fundadores e a comunicação transparente. A conversa aborda ainda a importância dos processos tangíveis e a diversidade de talentos na formação de uma cultura empresarial sólida e inclusiva.

E se o assunto é diversidade e inclusão, as palavras-chave que conduzem o terceiro episódio são: educação, oportunidade e conexão. Karine Oliveira, fundadora e CEO da Wakanda Educação, e Adriane Coimbra, coordenadora de programas da Darwin Startups, falam sobre o papel das startups de impacto e como esses negócios podem ganhar escala.

Elas trazem também reflexões sobre como potencializar a diversidade e a inclusão nos negócios. Um dos pontos destacados por Adriane, inclusive, é o papel das grandes empresas nesse processo. “O jeito de as big techs apoiarem isso é percebendo o problema que elas próprias têm internamente, que é o gap de pessoas na tecnologia. Por que não fazer isso começando na periferia?”, disse.

Quer acompanhar todas as novidades e conteúdos inéditos do Sebrae Startups? Assine aqui a newsletter!

O quarto episódio traz Katiuscia Schroer, CEO e fundadora da Atendare, e Diego Azevedo, CEO e fundador da CS Academy, para compartilhar suas experiências em marketing, vendas e sucesso do cliente. Eles abordam a definição de ICP (perfil de cliente ideal), estratégias de atração e retenção de clientes, técnicas de upsell e cross-sell e dicas para construir uma máquina de vendas eficiente.

Romero Rodrigues, que hoje é sócio da Headline Capital, um fundo bilionário que pretende financiar startups nos próximos dez anos, é o convidado do quinto episódio. Além de compartilhar sua visão como investidor, ele conta um pouco da sua jornada empreendedora à frente do Buscapé.

Ao abordar o mercado de venture capital, Romero fala sobre seus critérios ao escolher investimentos, enfatizando a importância do time, do tamanho do mercado e da dor que o negócio pretende resolver. Para ele, quanto maior a dor, maior a chance de sucesso do empreendimento.

“Não é tanto sobre seguir o que Harvard e Stanford fizeram. Mas sobre criar uma forma de fazer negócio que Harvard e Stanford vão ensinar daqui a 10, 20 anos como algo novo.”

No sexto e último episódio da temporada, Tiago Vailati, fundador e ex-CEO da Hiper e sócio da Questum, e Orlando Purim Júnior, CEO e cofundador da Atar, compartilham suas jornadas empreendedoras, desde a criação de seus negócios até a fase de escala, destacando pontos importantes como o momento certo para o exit, garantia de liquidez e o processo de negociação para o deal.

10 anos de Lean Startup: episódio especial com Eric Ries

O podcast conta ainda com um episódio especial. Nele, o autor do fenômeno global “Lean Startup”, Eric Ries, revela os bastidores do surgimento dos conceitos fundamentais que todo fundador conhece hoje, como validação de problema, MVP e pivotar.

Eric explica um pouco sobre a história por trás do movimento e como ele encara a evolução do empreendedorismo moderno. “Na vida, há esses momentos na história em que a ideia certa está vindo, e ela muitas vezes vem através de várias pessoas, trazendo-a para o público.”

Esse episódio é uma oportunidade imperdível para empreendedores explorarem os fundamentos que moldaram a forma como startups são criadas e desenvolvidas atualmente.

Você confere todos os episódios do podcast “A Jornada” nas principais plataformas de áudio — Spotify, Apple Podcasts e Amazon Music — e no canal do Sebrae Startups no YouTube.

Sobre

A Jornada é um podcast do Sebrae Startups, plataforma que agrega todas as iniciativas do Sebrae no Brasil para startups, apresentado por Yuri Gitahy. Cada episódio conversa com empreendedores que trilharam caminhos difíceis quanto qualquer “startupeiro”. Com isso, o podcast busca apoiar e acompanhar founders de startups do MVP à escala com dicas e temas importantes.

  • A Jornada
  • Podcast A Jornada
  • Startup