Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 28/07/22 às 15:34
Compartilhe

Sebrae 50 anos: Unidente mostra a força do pequeno negócio no Sertão Alagoano

Por Por João Paulo Macena - Savannah Comunic
ASN Nacional 28/07/22 às 15:34
Compartilhe

Desde a infância, a empresária e dentista Carol Magalhães, da clínica odontológica Unidente, já sabia que queria ter um negócio. A empresa, fundada em 2005, é reconhecida como um caso de sucesso na região do Sertão alagoano que foi impactada pelos serviços prestados pelo Sebrae, celebrando neste mês os 50 anos da instituição. A clínica já possui duas unidades, sendo uma no município de Santana do Ipanema e outra em Olho d’Água das Flores.

Junto ao sonho de ter uma empresa, Carol Magalhães construía sua carreira de dentista. Ao se formar em 2003, logo conseguiu trabalhar em uma clínica de Olho d’Água das Flores, mas sua capacidade de gerir a empresa e tornar o negócio mais competitivo fez com que as qualidades de empresária sobressaíssem às de dentista.

“Com o passar do tempo, trabalhando lá, percebi que abrir o próprio negócio seria uma grande oportunidade. Vi que a região era carente de bons serviços e eu tinha um bom potencial de mercado”, afirma Carol.

A empresária conta que, ao implantar uma gestão arrojada, com uma visão de futuro, percebeu que a empresa tinha condições de crescer mais ao ofertar um atendimento médico e odontológico diferenciado, além de buscar ser referência na prestação de serviços de saúde na região através da excelência na gestão. Foi nesse momento que começou o relacionamento com o Sebrae.

Entre as principais soluções recebidas pela empresária estão a de Organização Financeira e de Planejamento de Estratégias Empresariais; marketing e vendas; pensamento estratégico; gestão estratégica de pessoas; consultoria GEC – gestão da excelência da qualidade; além das soluções na área de acompanhamento de Indicadores de aprendizado e crescimento.

“Com isso, crescemos rapidamente. Em fevereiro de 2010, abri a primeira filial em Santana do Ipanema. Em 2015, incorporamos um novo ponto e, em 2016, comecei essa parceria com o Sebrae. As consultorias começaram a ser aplicadas e desde então a empresa vem consolidando esse crescimento”, ressalta Carol.

O gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, lembra que Carol segue em busca de mais conhecimento, estando sempre presente nos eventos, seminários, cursos e palestras que o Sebrae realiza no Sertão.

Vitor Pereira também ressalta que uma das principais consultorias feitas na empresa foi a de Gestão de Excelência Competitiva (módulos comportamentais e técnico), sendo fundamental na implantação do manual do modelo de gestão utilizado na empresa. Para ele, a consultoria que desenvolve a análise do Índice de Maturidade da Gestão (IMG) foi uma importante base de conhecimento para consolidar Carol Magalhães como uma referência na liderança empresarial da região.

“A empresária se destaca porque consegue exercer, de fato, a liderança. Ela consegue muito bem descentralizar as atividades que não dependem tanto dela, focando no desenvolvimento do negócio. A Unidente tem um modelo de gestão bem ajustado. Eles são acompanhados há bastante tempo e o IMG se aproxima da nota máxima”, conclui Vitor Pereira.

Resultados e planos 

Carol Magalhães destaca alguns dos principais resultados que foram gerados por causa do relacionamento com o Sebrae. “Os principais ganhos foram a organização do negócio a partir dos processos, a realização de avaliações constantes entre pacientes e empresa, a guarda dos dados e informações, além da consolidação da marca Unidente”, pontua.

“É muito gratificante ser sempre lembrada pelo Sebrae, ainda mais como um case de sucesso nesses 50 Anos. Mas tudo isso se deve à dedicação e comprometimento de todos os colaboradores da Unidente e dos consultores [credenciados ao Sebrae] que não mediram esforços, passando os seus conhecimentos e técnicas para o nosso sucesso”, conclui.

Sobre o futuro da empresa, Carol anuncia um projeto que também será feito com o apoio do Sebrae e deverá ampliar a atuação do negócio. “Hoje, a empresa se prepara para mais uma mudança. Passaremos a ser ‘Uni + Saúde’, uma empresa com atendimento mais amplo na saúde, com toda a imagem visual, marketing e projeção no mercado realizada com a parceria do Sebrae”, comemora Carol Magalhães.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas