O presidente do Sebrae Nacional, Calos Melles, participou, na noite dessa segunda-feira (30), em Salvador (BA), da posse do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, e da Diretoria Executiva da instituição, formada pelo superintendente Jorge Khoury, o diretor-técnico Franklin Santos e o diretor de Administração e Finanças Vitor Lopes. Com a presença de autoridades, representantes de instituições parceiras e do Sistema Sebrae, os diretores empossados, assim como o presidente do CDE, que assumem o quadriênio 2023-2026, reiteraram o compromisso com a missão de fomentar o empreendedorismo e fortalecer as micro e pequenas empresas da Bahia.
Melles ressaltou o papel da instituição no apoio aos pequenos negócios, frisando o número expressivo de empregos gerados por esses empreendimentos. “Importante lembrar que a melhor política social que existe é o emprego. E as micro e pequenas empresas são as maiores geradoras de emprego do país, responsáveis por mais da metade dos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Nesse sentido, o Sebrae se destaca como um instrumento de desenvolvimento, servindo aos setores da indústria, de comércio e serviços e do agronegócio”.
À frente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, que também é presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), também destacou a importância do trabalho focado no desenvolvimento dos pequenos negócios para contribuir para uma sociedade mais próspera e com mais oportunidades. “Mais do que nunca precisamos partir, firmemente, para a formalização de tantos empreendedores que iniciaram suas atividades nesses anos de pandemia, para que tenham acesso a mais oportunidades e possam, assim, também gerar postos de trabalho. E outro desafio é interiorizar ainda mais as ações do Sebrae, para que possamos chegar aos municípios mais distantes”, afirmou.
Reconduzido ao cargo, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, falou do desafio de ampliar a presença da instituição em todo o estado, por meio de parcerias com o poder público e entidades empresariais. Ele também destacou alguns resultados alcançados em 2022, como os mais de 37 mil atendimentos realizados a pequenos negócios, os 273 agentes capacitados e os 58 mil atendimentos realizados com foco em inovação. “Todos e todas aqui presentes estão convidados a escreverem os próximos 50 anos de empreendedorismo, de bons negócios e de progresso junto ao Sebrae”, apontou o superintendente.
Também reconduzido ao cargo, o diretor-técnico Franklin Santos afirmou que esse o novo ciclo se inicia com a consolidação do que já foi realizado, reforçando que, agora, a missão é, essencialmente, avançar. “Vamos trabalhar para o Sebrae ganhar ainda mais produtividade e fazer a instituição chegar onde precisa chegar, que é na micro e pequena empresa. Sobretudo nesse período de pandemia, em que muitas empresas surgiram por necessidade, o Sebrae precisa oferecer seu apoio para reduzir as lacunas que, eventualmente, se abriram por conta da urgência de iniciar uma atividade para gerar renda”, pontuou.
O novo diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, falou do desafio de atuar para modernizar ainda mais o Sebrae. “Vamos aprofundar ainda mais a modernização do Sebrae, principalmente na parte da evolução digital. Acima de tudo, vamos aprimorar o atendimento ao pequeno negócio. É muito importante contar com a união dessa diretoria, para que possamos levar mais qualificação para as empreendedoras e os empreendedores baianos, que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado”, concluiu.