Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Durante a terceira edição do Fórum Encadear, nos dias 17 e 18 de agosto, empreendedores vão participar de palestras, painéis e rodadas com investidores
ASN Nacional 05/08/22 às 08:19
Compartilhe

Micro e pequenos negócios mostram que é possível vender para grandes grupos empresariais

Por Da Redação
ASN Nacional 05/08/22 às 08:19
Compartilhe

Não é sempre que um pequeno negócio tem a chance de se tornar fornecedor de uma grande empresa. Mas, muitas vezes, uma ajudinha externa pode mudar todo o destino de um empreendimento. Foi o que aconteceu com a VR Monkey, empresa especializada em realidade virtual, nascida no Parque de Ciência e Tecnologia (Cetec), da Universidade de São Paulo (USP), em 2015. Ela foi uma das selecionadas pelo edital Petrobras Conexões para Inovação – Modulo startups, em 2020, para desenvolver um programa de treinamento de segurança contra incêndio para plataformas e áreas críticas utilizando a realidade virtual.

Com os recursos do edital, a VR Monkey dispôs uma equipe especialmente dedicada ao projeto e conseguiu desenvolver uma solução altamente customizada. A mentoria dos técnicos da Petrobras foi fundamental para a seleção dos roteiros e definição de todos os detalhes durante o processo. Foi o primeiro equipamento de realidade virtual utilizado em plataformas da Operadora.

“O desafio da Petrobras veio ao encontro de uma solução que nós temos aqui na empresa, de treinamento de segurança. Utilizando a realidade virtual, a gente consegue colocar o colaborador em uma situação de risco sem efetivamente estar nela”, explica Pedro Cayat, fundador da empresa. Através dessa tecnologia, o colaborador é colocado dentro da situação de risco de forma virtual, utilizando um headset portátil e controles de movimento que simulam o uso das mãos.

Para apresentar a proposta no formato exigido pela Petrobras, que incluía um modelo de negócio, a empresa contou com o auxílio do Sebrae. A empresa foi acompanhada de perto pelos consultores da instituição, garantindo que não perdessem nenhum prazo e as entregas fossem dentro dos rigorosos padrões exigidos.

Robô inovador

Quem também aproveitou a oportunidade de se inscrever no edital da Petrobras, em 2020, foi a Unidoid Robótica, empresa de São José dos Campos (SP) especialista no desenvolvimento de soluções robóticas inovadoras. A principal linha de produtos é composta por robôs de combate a incêndios, buscas e salvamentos.

A proposta da Unidoid foi desenvolver um robô específico para área classificada, à prova de explosão, para poder ser utilizado nas refinarias e plataformas. Foi necessário o desenvolvimento de diversos equipamentos especiais para se adequar ao desafio. Ao final, a empresa entregou dois protótipos: um direcionado para plataformas e outro, maior, para refinarias.

O aporte financeiro do edital foi fundamental para o desenvolvimento da solução, que elevou o nível de complexidade dos equipamentos e sistemas da Unidoid Robótica, tornando-a destaque no setor, com uma solução inovadora e única no mundo. Para poder participar do edital, a Unidoid Robótica precisou do apoio do Sebrae desde o início, recebendo consultoria para a preparação de um pitch profissional que destacasse não somente sua expertise no tema, mas também sua capacidade de desenvolver a solução ideal para o desafio dado. Esta etapa contribuiu muito para a empresa ser selecionada no programa.

A CEO da Unidoid Robótica, Fernanda Morelli, diz estar animada com o futuro. “As perspectivas são as melhores. Ter nosso produto validado pela Petrobras foi o segundo marco da empresa, o primeiro foi ter participado do edital. Vai abrir muitas portas, afinal, a Petrobras é uma referência técnica internacional”.

Fórum Encadear

Assim como a VR Monkey e a Unidoid Robótica, muitos pequenos negócios podem vender produtos e serviços para grandes empresas como a Petrobras. Para impulsionar e ampliar a visão desses empreendedores, o Sebrae promove a terceira edição do Fórum Encadear nos dias 17 e 18 de agosto em São Paulo.

O evento tem o objetivo de contribuir para melhorar a competitividade, a sustentabilidade e a inovação nos pequenos negócios inseridos ou com potencial de inserção nas cadeias de valor de grandes empresas. Em 2022, o tema será a agenda ESG (sigla, em inglês, para Sustentabilidade, Social e Governança).

Além de palestras e painéis nos dois dias de evento, está previsto também encontros entre grandes empresas e donos de pequenos empreendimentos, com a proposta de geração de negócios. O espaço será dividido em três ambientes: Negócios – quando será realizada uma rodada de negócios presencial com 30 âncoras –, Inovação – com a exposição de soluções de cleantechs de projetos do Sebrae – e Investimento – que prevê uma banca de investidores.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país

Serviço:

Fórum Encadear – Agenda ESG: conectando competitividade, inovação e sustentabilidade na cadeia de valor

Data: 17 e 18 de agosto

Local: Hotel Transamérica em São Paulo.

Mais informações: forumencadear.com.br/

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas