ASN Nacional
Compartilhe

Escritório de compras públicas específico para o setor do agro começa a operar em Cascavel, no Paraná

Iniciativa inédita no estado pode se tornar referência na mediação estratégica entre fornecedores e compradores de produtos do agronegócio
Por ASN - PR
ASN Nacional
Compartilhe

O escritório de compras públicas dedicado ao empreendedor rural – Escritório Compra Agro, foi lançado nesta quinta-feira (9), no Show Rural Coopavel, evento de difusão de tecnologia agropecuária que acontece anualmente em Cascavel, na região oeste do Paraná. O ECP é uma iniciativa do Sindicato Rural de Cascavel, Sebrae/PR e Prefeitura Municipal, e conta com a parceria do Exército Brasileiro, do Instituto de Desenvolvimento Regional (IDR), TCE/PR, Fórum Permanente Das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e Núcleo Regional de Educação – Cascavel.

Além de aproximar os produtores rurais e compradores, o Escritório visa a inserção e a manutenção dos pequenos negócios rurais no mercado de compras públicas, mapear a oferta e demanda de produtos da agricultura familiar, incentivar o consumo e a valorização de alimentos da agricultura familiar, e a capacitação para que os produtos e serviços sejam de qualidade e possam refletir no desenvolvimento do município.

“O Escritório de Compras Públicas do Agro vem preencher uma lacuna importante para o setor produtivo. Junto com demais entidades, organizamos um ambiente de vantagens tanto para quem compra, como para quem vende. O produtor deixa de adquirir insumos e matérias-primas com viés varejista e passa a atuar como atacadista, pois a união faz a força”, diz Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destacou a iniciativa, pioneira no estado. “O que lançamos hoje é uma ferramenta de desenvolvimento através da capacitação e da promoção do mercado neste segmento. É o resultado da convergência de esforços e, acreditamos que esse modelo poderá ser replicado no Paraná”, projeta Tioqueta.

Para Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, todo o movimento que se fizer em favor da aproximação do comprador e vendedor é salutar para o mercado.

“Quando a gente produz, faz para vender, onde quer que haja um cliente, seja para supermercados, feiras, varejões ou mesmo para o setor público, onde se tem um potencial enorme com compras da União, estados e os municípios”, refere Ortigara.

No local, os produtores recebem, gratuitamente, orientações sobre as documentações necessárias para participar de um processo de compras públicas, têm acesso aos editais disponíveis, além de informações sobre o cadastramento na agricultura familiar.

“Sabemos que alguns produtores rurais precisam de apoio e queremos incluí-los no mercado de compras públicas. Tudo isso vai ajudar a termos informações consolidadas e consistentes, tanto de oferta quanto de demanda, dentro do segmento”, explica o consultor do Sebrae/PR, Adir Sidnei Mattioni.

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, destacou o pioneirismo da ação. Foto: Ralph Willians

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Cascavel, Hivonete Piccoli, explica que a agricultura familiar tem recebido atenção especial, para que os produtores rurais possam, através da diversificação, melhorar a qualidade de vida com a obtenção de mais renda.

Segundo Hivonete, através do trabalho do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, as práticas vão além da busca pela sustentabilidade.

“Ao alinhar a atuação do sindicato rural com políticas públicas de direcionamento para a produção, criamos também uma dinâmica que, além de garantir a colocação segura de tudo que se produz nas áreas, proporciona mais um elo de segurança alimentar para o mercado consumidor, com um cronograma organizacional, que vai desde a produção, políticas de preço, garantias de venda, contratos de aquisição e remuneração. Acreditamos que o Escritório será um marco nesse processo”, pontua.

Hoje, conforme Hivonete, a secretaria municipal de Educação adquire uma parte significativa de toda a produção da agricultura familiar, sendo considerada uma das maiores compradoras desse segmento.

Também prestigiaram o lançamento: Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR; Valdemar Bernardo Jorge, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável; Renato Silva, vice-prefeito de Cascavel; Aldo Nelson Bona, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein; Genésio Pegoraro, presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel; entre outras lideranças públicas e empreendedores do agronegócio.

Serviço
Escritório de Compras Públicas do Empreendedor
Endereço: Rua Paraná, nº 3937
Telefone: (45) 3225-3437

  • Agronegócio