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Das vendas a cavalo de porta em porta às redes sociais, empresária é exemplo de presença digital

Confira dicas do Sebrae de marketing digital usadas pela vendedora de roupas Josi Cesconeto para alavancar o faturamento e se destacar no mercado
Por Da Redação
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Com a disputa de espaço cada vez mais ferrenha, o empreendedor precisa se diferenciar para conquistar clientes e aumentar suas vendas. Uma das ferramentas é a chamada transformação digital. São estratégias de marketing na internet que mudaram o rumo dos negócios da empresária Josiane da Silva Cesconeto. Ela resistiu à crise recente causada pelo coronavírus e – na contramão da maior parte dos negócios – conseguiu crescer em plena pandemia.

Em 2002, Josi, como é mais conhecida, começou a vender roupas de porta em porta. A entrega era feita nas casas dos clientes a cavalo, pois a empreendedora morava na roça. A loja fixa só se tornou realidade muito anos depois. Em 2015, ela se formalizou como microempreendedora individual e abriu o ponto físico no centro de Marilândia (ES).

A Josi Modas nasceu com a proposta de vender roupas populares e com preços mais acessíveis. A empresária teve ajuda do Sebrae para tocar o negócio e passou a fazer cursos e contar com consultorias nas áreas de finanças, vitrine e marketing. Além disso, a empresária participou do “Brasil Mais” (iniciativa do Sebrae e parceiros que tem como objetivo aumentar a produtividade dos pequenos negócios) e terminou recentemente um curso de como destacar a loja da concorrência. “Cada vez a gente vai aprendendo coisas novas. É um processo de aprendizado contínuo”, ressaltou.

Josi conta que a pandemia não atrapalhou as vendas. Ao contrário, a empreendedora faturou 40% a mais em 2020. Antes do lockdown, ela já vendia pelo Facebook, Instagram e Whatsapp Bussines. “Eu fiz um curso do Sebrae sobre como tirar fotos das mercadorias. Aprendi a montar o cenário e valorizar o produto”, conta. Com isso, o empreendimento cresceu. Há um ano, Josi abriu uma das maiores loja da cidade.

Mas por onde começar? O marketing digital é estratégico tanto para lançar e impulsionar um produto quanto para fidelizar o seu cliente. E o primeiro passo de qualquer estratégia de marketing parte do perfil do seu consumidor, conhecer seus interesses e o que pode atrair a sua atenção.

Um dos benefícios do marketing digital é que você pode usar estratégias nas redes sociais, como monitoramento do engajamento do seu público. Além disso, é possível acompanhar os comentários e verificar quais são os posts favoritos.

Para ajudar nesse processo, o Sebrae preparou 5 dicas de Marketing Digital que podem fazer a diferença nas suas vendas:

1 – Segmente bem o seu nicho e o seu público.

2 – Defina seus canais de venda: determine se você irá montar um e-commerce ou se participará de marketplace. Você também pode ter um catálogo no Whatsapp e no Instagram. Outras opções: ter um app próprio ou uma loja no Facebook.

3- Capte leads, crie listas de e-mail marketing e mantenha o relacionamento com os seus clientes. Não se esqueça de sempre interagir e responder ao cliente, tanto no site, quanto nas redes sociais.

4- Crie conteúdo criativo, com fotos de qualidade, vídeos, Reels, utilizando as trends por exemplo. Mantenha seu site atualizado, funcional e atrativo.

5 – Utilize o marketing de influência fazendo parcerias com influenciadores digitais que comuniquem os mesmos valores do perfil da sua marca.

Outra estratégia do marketing digital que pode ser usada nas redes sociais da sua loja de roupas é convidar especialistas para falarem sobre tendências da moda em uma live, por exemplo. Além de investir na interação com o público para manter um bom relacionamento com o cliente.

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