Uma programação especial, com a participação de especialistas, designers, dirigentes do Sebrae e de instituições ligadas ao artesanato, e uma apresentação de música e dança regionais celebram nesta terça-feira (21), o Dia do Artesão no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, Centro do Rio. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CRAB no YouTube a partir das 14h30.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, abrirá o evento, que terá dois painéis de debates: um sobre Políticas Públicas para o desenvolvimento do artesanato no país com Samuel Antunes (participação online), do Departamento de Artesanato e Microempreendedor Individual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; e Maria Dorotea Naddeo (participação presencial), coordenadora do projeto “Estruturação do Sistema de Gestão do Artesanato Brasileiro: Diagnóstico e Planejamento Estratégico” , executado pela UFMG. O segundo painel terá foco no Mercado de Artesanato e Novas Tendências e reunirá Edson Coutinho (participação presencial), designer da Tok&Stok; Luiz Fernando Pontes (participação presencial), pesquisador de Arte Popular Brasileira e proprietário da loja Galeria Mão Brasileira; Néa Marinozz (participação presencial), presidente da Federação do Artesanato do Rio de Janeiro, e a estilista da primeira-dama Janja, Helô Rocha (participação online).
Sobre o CRAB
Inaugurado em 2016 em um prédio histórico da Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil.
Em suas galerias estão ou passaram importantes trabalhos de artesanato, revelando histórias, origens e territórios. Atualmente, abriga uma coleção de 1.700 itens, que representam a expressão da cultura popular e da criatividade brasileiras. Entre as obras mais significativas estão algumas cerâmicas de Zezinha do Vale de Jequitinhonha (MG), de João Borges (Teresina-PI), João das Alagoas (Capela-AL), Maria Sil (Capela-AL) e as esculturas em madeira de Abelardo dos Santos (Ilha do Ferro-PI). No CRAB, o artesanato é valorizado como objeto de arte e de desejo.
Presente e passado em prédio histórico
O CRAB também é um local de memória urbana e um importante distrito criativo do Rio. A região combina valor histórico, cultural, turístico, gastronômico e de entretenimento. Todo o espaço do CRAB possui uma estrutura moderna e sofisticada, que convive com o padrão construtivo do século XVIII. Esse cenário arquitetônico revitalizado valoriza e destaca o artesanato brasileiro, contribuindo para a afirmação cultural da Praça.
No CRAB, as áreas de convivência são projetadas para estimular relacionamentos e a troca de informações, como na Midiateca. O CRAB também dispõe de espaços multiuso, como um auditório de 100 lugares e salas para oficinas e workshops. Esses ambientes são destinados à capacitação, formação, especialização, pesquisa e experimentação.
O complexo arquitetônico do CRAB está regido pela legislação de proteção aos bens tombados pelo IPHAN, na esfera federal; pelo INEPAC, na estadual; e pelo IRPH, órgão municipal. Os três prédios fazem parte do Corredor Cultural do Rio Antigo, criado para preservar áreas históricas.
Serviço
Endereço: Praça Tiradentes 69/71, Centro do Rio de Janeiro
Funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 17h
Ingresso: entrada franca
Website: https://crab.sebrae.com.br/