ASN Nacional
Compartilhe

ConnectAmericas deu a largada para alcançar o público feminino que quer exportar

Sebrae se associa à iniciativa para capacitar empreendedoras brasileiras, com previsão se lançamento no próximo dia 22
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Se depender do Mulheres ConnectAmericas (Mulheres CA), não vai demorar muito para que as empresárias de pequenos negócios alcancem o almejado sonho de exportar e ganhar o mundo. O programa, que conta com a parceria do Sebrae, oferece treinamento e assistência técnica para fortalecer a capacidade de exportação. Além disso, a iniciativa aproximará as empresas de possíveis oportunidades de negócios com potenciais compradores. O lançamento está previsto para 22 de março.

Com este propósito, o Mulheres CA está implementando um programa de assistência técnica especializado para empresas de propriedade e liderança feminina nas seguintes áreas: transformação digital, acesso a financiamento e cadeias de valor.

“A internacionalização se faz cada vez mais presente no ambiente empresarial, então o desafio de preparar as empresárias com informações sobre como acessar o mercado exterior de uma forma sólida é enorme. Parcerias como essa, com o ConnectAmericas Mulheres, trabalham uma série de etapas antes de começar a exportar e foca em como ter uma permanência no mercado-alvo de forma sustentável”, explica Karen Sitta, gerente-adjunta de Competividade do Sebrae.

No ano passado, o Crescendo Juntas nas Américas, como era conhecido o Mulheres CA, obteve resultados significativos, com o treinamento de 333 mulheres empreendedoras treinadas em Transformação Digital; 11 empresas lideradas por mulheres patrocinadas para participar da mesa redonda de negócios, 34 sessões virtuais realizadas com a participação de mais de 24 especialistas internacionais, 12 empresas lideradas por mulheres receberam assistência técnica personalizada para implementar ferramentas digitais em suas empresas. Para este ano, o programa, projetado pelo BID, busca fortalecer as habilidades das empreendedoras com as seguintes etapas:

Módulo 1 – Criando sua Proposta de Valor (6 lições)
Módulo 2 – Atender aos requisitos mínimos (5 lições
Módulo 3 – Rumo a Novas Oportunidades (4 lições)
Módulo 4 – Como se tornar uma fornecedora do BID (3 lições)

Como vai funcionar

Com lançamento previsto para o dia 22 próximo, as empresárias irão participar de duas etapas. A primeira fase consiste em treinamento técnico por meio de curso on-line disponível gratuitamente em português na Academia ConnectAmericas. Ao final de cada módulo, eles terão acesso a um evento on-line com um especialista para responder perguntas e tratar de assuntos relacionados. Já o segundo momento, o foco é ter uma assistência técnica personalizada, quando será aberta uma convocatória para selecionar as finalistas. Serão selecionadas 20 empresárias para essa fase, das quais oito serão do Brasil. Ao final da assistência, as finalistas terão acesso a fóruns de negócios em seus respectivos setores.

Veja mais: https://connectamericas.com/pt/mulheres