Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 O diretor técnico do Sebrae Santa Catarina, Luc Pinheiro (E), e o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick (D)
ASN Nacional 05/08/22 às 13:04 Atualização 05/08/22 às 15:51
Compartilhe

Sebrae lança Polo de Referência em Startups e Empretec Startups durante o Startup Summit

Por Da Redação
ASN Nacional 05/08/22 às 13:04 Atualização 05/08/22 às 15:51
Compartilhe

Considerada a sexta cidade do país com melhor ambiente de negócios, Florianópolis (SC) foi palco do lançamento de duas novas soluções oferecidas pelo Sebrae: o Polo de Referência Sebrae em Startup e o Empretec Startups. As duas novidades foram anunciadas, nesta quinta (4/8), durante o Startup Summit 2022, evento referência nacional em inovação e tecnologia, que reúne mais de cinco mil pessoas em Santa Catarina.

O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, explicou que o Polo de Referência Sebrae em Startup será uma “base” para reunir o que há de melhor no que diz respeito ao aceleramento de negócios. “Fundos de investimentos, ordenamento jurídico, mapeamento de ecossistema, conexão com universidades, intercâmbios, observatório de maturidade. O Polo será um espaço para tratarmos e direcionarmos todos os esforços que possam dar suporte e empoderar os negócios inovadores”, afirmou.

Quick destacou ainda que, apesar de estar sediado em Santa Catarina, o hub de inovação irá manter conexões com todo ecossistema nacional, através dos Agentes Locais de Inovação (ALI). “Nós já temos mais de 120 pessoas altamente capacitadas monitorando o que há de mais novo e espetacular acontecendo dentro de startups. As equipes do Sebrae visitam regularmente eventos internacionais para buscar conhecimento. Vamos reunir tudo isso e apresentar a vocês através do Polo”, declarou.

O diretor técnico do Sebrae Santa Catarina, Luc Pinheiro, acrescentou que o Sebrae é uma das maiores aceleradoras de negócios de todo continente americano. Segundo ele, através do trabalho feito em todas as regionais é possível, por exemplo, mobilizar startups de todo país para estarem no Startup Summit, que reúne público de mais de cinco mil pessoas nesta edição.

“São mais de cinco anos de Startup Summit, outros dez anos de Startup SC, que fazem de Florianópolis um local propício para o desenvolvimento desse tipo de negócio. Para consagrar esse momento, lançamos essas duas soluções que vão agregar muito na história de sucesso de vocês”, observou Pinheiro.

Empretec Startup

Com expectativa de lançar a primeira turma já em outubro deste ano, o Empretec Startup é uma novidade elaborada pelo Sebrae, com a chancela da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) e aplicado em mais de 40 países. Originalmente, o programa é uma imersão de seis dias, nos quais o “empreteco” vivencia a experiência de ser um empreendedor, com todas as dores e desafios a serem enfrentados.

Durante o programa são trabalhadas as principais habilidades de um perfil empreendedor. No Brasil, além da versão tradicional, será ofertada o Empretec Startup, voltada para pessoas que desejam rever emoções, comportamentos e dinâmicas na gestão de uma startup. “As startups possuem processos e demandas diferentes das empresas tradicionais, sabendo disso, o Sebrae traz essa vertente do Empretec para atender o público específico das empresas de inovação e tecnologia”, recomenda Bruno Quick.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas