Atrasos, erros, desvios de rota. Quem tem um negócio dependente de um sistema de entrega – os serviços de delivery – sabe como essas questões podem complicar o negócio, gerando prejuízos e dores de cabeça. Dependendo do ramo de atividade, falhas constantes podem até inviabilizar um empreendimento.
Antenada com essa “dor” do mercado e de olho na demanda crescente por serviços de delivery, quatro jovens maranhenses idealizaram a startup Peddido, plataforma de gestão do processo de entregas, que promete tranquilidade para donos de empresas e satisfação para os usuários.
Originária de Imperatriz, na região tocantina, a Peddido chegou ao mercado buscando ser pioneira com uma solução inovadora. “Atuamos com uma plataforma SaaS, que automatiza pedidos e gerencia o delivery de estabelecimentos como restaurantes, farmácias, pet shops, lojas de roupas e negócios do varejo em geral. A solução utiliza inteligência artificial para operacionalizar o atendimento via WhatsApp e controla, ainda, estoque, gestão de entregas, reduzindo custos e melhorando a experiência do cliente”, explica Wendell Gomes Teixeira, diretor-executivo da Peddido.

Acelerada pelo programa Startup Nordeste no Maranhão, ciclo 2024-2025 a empresa resulta da mente criativa de quatro jovens: Wendell Gomes Teixeira, André Brandão, Douglas Teixeira e Ronilda Santos Silva. O negócio foi oficialmente lançado em janeiro e já conta com uma base crescente de usuários ativos. No presente, suor, luta. Para o futuro, muita criatividade e determinação para sustentar planos audaciosos.
“Nosso foco está em desenvolver uma inteligência artificial preditiva, capaz de antecipar necessidades do cliente com base em análise de dados”, explica Wendel, diretor-executivo da Peddido. “Buscamos oferecer uma experiência em que o sistema possa, em algum momento, sugerir produtos antes mesmo de o cliente fazer o pedido. Isso vai ser revolucionário e, com certeza, muito bom para o mercado. Até agora não existe uma IA capaz de ser preditiva. As existentes são mais descritivas e analíticas e nós queremos ser pioneiros nessa área”, planeja o jovem.
Apoio
A experiência dos quatro jovens sinaliza que o crescimento de negócios como esses está diretamente ligado aos instrumentos de apoio disponíveis, como os editais. Para o ciclo 2024-2025, operacionalizado em parceria com a Fapema, serão selecionadas 60 startups que vão receber o auxílio da bolsa.
“O Startup Nordeste é uma iniciativa do Sebrae de apoio a negócios como o nosso. Participamos do último ciclo e tivemos um excelente desempenho, conquistando o primeiro lugar. Esse reconhecimento mostra que a gente ‘tá’ afiado, com objetivos muito claros. Entre as 240 startups que entraram junto com a gente, ter esse reconhecimento é muito forte. O programa foi muito importante para a validação do nosso modelo de negócio e para o nosso crescimento, ao proporcionar mentorias estratégicas, network e acesso a oportunidades variadas”, acrescentou ele.

O caso também ilustra uma realidade do mercado nacional de startups: negócios de base inovadora como a Peddido apostam cada vez mais em soluções de Inteligência Artificial (IA) para o desenvolvimento de seus produtos e serviços. Esses dados são do estudo Tecnologia nas Startups, desenvolvido pelo Observatório Sebrae Startups. Entre as soluções, a IA é a mais utilizada pelas startups do país, presente em 29% delas. Outras soluções também se destacam, como APIs (aplicações que permitem interações com diferentes sistemas de software, com 10%), computação em nuvem (6%) e as tecnologias sustentáveis (6%).
“Nos orgulha ver esse crescimento, a qualidade e criatividade dos nossos jovens empreendedores e como, com trabalho, conhecimento e apoio de instituições como o Sebrae, eles conseguem romper fronteiras para colocar o Maranhão e o Nordeste no mapa da inovação nacional, algo que entendemos como um passo fundamental para o desenvolvimento do nosso estado e da região”, avalia o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.
E agora, como continuar crescendo com diferenciação?
Continuar crescendo e se manter atrativo para o mercado e para investidores é um desafio para negócios como a Peddido, com forte base tecnológica e valor agregado. No caso deles, Wendell vê como necessário focar o mercado, sem esquecer o cliente. “Precisamos adotar uma abordagem centrada no cliente, o ponto-chave no nosso caso. Como usamos dados e inteligência artificial, queremos ser capazes de antecipar as necessidades e oferecer experiências bem personalizadas”, pontua.
Além disso, ele considera essencial que a empresa busque resolver um problema real, atentando para que a tecnologia seja um meio e não um fim. “A tecnologia está sendo aplicada para simplificar o processo e agregar valor ao usuário. Ou seja, trabalhamos para agregar resultado para o nosso cliente e para o consumidor”, explica, completando.
Inovação de forma contínua
Outro ponto fundamental é o investimento permanente em inovação. “Esse é um processo contínuo, em que os avanços virão com a gente buscando testar, validar e integrar rapidamente, para sempre estar à frente da concorrência”, frisa. Além disso, Wendell defende o uso da tecnologia para melhoria contínua da própria plataforma.
“Buscamos melhorar seja na interface, com recursos intuitivos, seja com automações essenciais para retenção e crescimento da solução”, disse ele. “Temos procurado ser bem agressivos nessa parte do design das interfaces”, reforçou.
Além disso, ele considera importante para a consolidação da solução no mercado, a criação de um ecossistema de integração, permitindo que outras plataformas e serviços se tornem complementares à solução. “Não podemos atuar isolados do mundo. Temos que fortalecer a interação com plataformas como o iFood e sistemas de logística de rastreamento como GPS em tempo real. Queremos ser um ecossistema aberto. Nada de tecnologia fechada. Isso é coisa do passado. E, além de tudo isso, queremos adotar um modelo escalável e, com isso, ganhar o mundo. Ao lado das características técnicas da solução, esses são diferenciais importantes, que estão no nosso horizonte”, planeja, convicto de que este passo é uma etapa para algo maior.

Sebrae vai premiar negócios inovadores na edição 2025 do Prêmio de Startups
Considerado uma vitrine para o empreendedor de startups, o Prêmio Sebrae de Startups é uma oportunidade para aqueles que se destacam com soluções inovadoras e de ampliação de suas conexões no mercado. O Prêmio Sebrae Startups foi estruturado em 10 categorias: Agro e Negócios do Campo; Neoindustrialização e Produtividade Industrial; Impacto Ambiental, Energia e Tecnologias Verdes; Inovação Financeira; Mídia, Marketing e Publicidade; Impacto Social e Govtechs; Moda e Beleza; Educação e Desenvolvimento Humano; Saúde e Biomedicina e Comércio e Serviços.
Organizado em etapas, o prêmio terá o anúncio da grande vencedora no último dia do Startup Summit, 29 de agosto deste ano. Até essa etapa, a startup vitoriosa terá somado R$ 250 mil em premiações e feito conexões com mercados nacionais e internacionais.
Podem se inscrever no Prêmio Sebrae Startups 2025 startups de todo o Brasil com CNPJ’s ativos, cadastrados na Plataforma Sebrae Startups, até o dia 28 de março. Informações sobre inscrições estão disponíveis no site do Prêmio Sebrae Startups (2ª edição do Prêmio Sebrae Startups).