O Sebrae Nacional atua como parceiro estratégico do Senado Federal na estruturação de um processo de Compra Pública de Inovação (CPI), que busca identificar soluções inovadoras para tornar reformas prediais mais ágeis, transparentes e eficientes. Como parte das ações de mobilização do ecossistema, será realizado um webinar, na próxima quarta-feira (3), das 15h às 17h, via Teams.
O encontro, aberto ao público mediante inscrição, detalhará o desafio proposto e será oportunidade para que representantes do setor possam esclarecer dúvidas técnicas e receber orientações sobre como contribuir com a consulta pública. O objetivo é aproximar os desafios reais da gestão pública do ecossistema de inovação brasileiro.
O Sebrae apoia a instituição a identificar gargalos tecnológicos, de processos e logística, para que ela possa funcionar com mais agilidade e eficiência. A partir disso, é aberta uma chamada pública para que startups apresentem soluções que ainda não existem no mercado.
Paulo Renato Cabral, gerente de Inovação do Sebrae Nacional
A ação integra o uso do marco legal das startups e da inovação, que permite ao poder público contratar o desenvolvimento de soluções inéditas, e não apenas a compra de tecnologias já existentes — rompendo com o modelo tradicional de licitação.

Consulta pública disponível até 15 de dezembro
A consulta pública está disponível por meio de formulário online e convida os participantes a compartilharem percepções, referências técnicas, experiências práticas e funcionalidades consideradas essenciais para o desenvolvimento das futuras soluções. A iniciativa está aberta à participação de startups, empresas de base tecnológica, pesquisadores e profissionais de inovação, até às 23h59 de 15 de dezembro.
O processo é uma etapa preparatória para uma futura contratação via Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI), instrumento que permite ao governo investir no desenvolvimento tecnológico sob medida para seus desafios institucionais. “Não se trata de uma licitação tradicional. Aqui não se busca uma tecnologia pronta, mas o desenvolvimento de algo novo, sob medida para resolver um problema real da instituição”, reforça Cabral.
Serviço
Webinar para esclarecimentos
Data: quarta-feira (3), das 15h às 17h
Faça sua inscrição
Formulário da consulta pública
Prazo: 15 de dezembro de 2025, até as 23h59
Acesse para participar com contribuições

