O primeiro ano de operação do Catalisa Gov trouxe resultados importantes para a iniciativa. O programa apoia gestores da União, estados e municípios na jornada das compras públicas de inovação, buscando mais conexões de negócio entre startups e a administração. Em 2024, o Catalisa Gov firmou 16 parcerias com organizações públicas, nos três níveis da gestão pública.
Um dos destaques é a assinatura com o Consórcio Municipal do Alto Paranaíba (CISPAR), em Minas Gerais. Segundo o gestor nacional do Catalisa Gov, Rafael de Castro, essa parceria pode vir a ser pioneira em realizar uma compra pública de inovação intermunicipal, após os mapeamentos realizados pelo Sebrae.
“O Catalisa Gov vai apoiar mais organizações que podem vir a realizar as primeiras compras públicas de inovação nos estados de Sergipe, Rondônia e Rio Grande do Norte. E, se a gente continuar assim, outros pioneirismos vão acontecer também”, acredita Rafael.
Comitês de inovação
Outra atuação marcante do programa foi a criação de dois Comitês Técnicos de Inovação, além de três novos comitês que estão sendo formalizados. De acordo com a metodologia do Catalisa Gov, esses grupos acompanham ou mesmo lideram o processo de identificar e priorizar os desafios a serem superados por meio de soluções já existentes ou do desenvolvimento de novas.
A gente inicia esses projetos pilotos com a certeza de que estão significando uma grande diferença na forma como as organizações públicas estão entendendo o relacionamento com os pequenos negócios inovadores.
Dario Joffily, analista de inovação do Sebrae.
O mapeamento de desafios públicos já foi concluído em duas organizações parceiras e a expectativa para 2025 é ampliar esses estudos. No site do Observatório Sebrae Startups está disponível um infográfico sobre quantas e onde as GovTech, negócios que atuam no setor público, atuam no país.
O Catalisa Gov também se destacou na realização de eventos estratégicos. As participações em encontros como o NEON, o ELI Summit, o Startup Summit e o Transformar Juntos sensibilizaram mais de 2 mil gestores públicos, além de promover conexões e o fortalecimento de ecossistemas locais.