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Capital Empreendedor prorroga inscrições: startups contam como captaram investimentos

Empresas inovadoras que já participaram de ciclos anteriores do programa de rodadas de negócios apontam como se diferenciaram para ter sucesso
Por Redação
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Crucial para o desenvolvimento de startups, obter investimento não é tarefa simples. Para entender o que distingue os empreendedores que conseguiram levantar recursos, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) ouviu participantes do Capital Empreendedor, programa do Sebrae que auxilia os negócios inovadores nessa empreitada e que está com inscrições abertas até 21 de maio pelo http://www.capitalempreendedor2023.com.br/. Inspire-se e aproveite as dicas das startups entrevistadas:

“Comunicar de forma clara e assertiva nos deu vantagem”, diz CEO da Aluga Mais

Para a cofundadora e CEO da Aluga Mais, Danielle Miranda, conseguir o tão sonhado investimento a partir do Capital Empreendedor se deu por um conjunto de fatores: “Acredito que temos diversos diferenciais, como tamanho de mercado, modelo de negócio e time. Mas, sem dúvida, comunicar de forma clara e assertiva esses atributos aos investidores nos deixou em vantagem para a conclusão da aplicação”, relata.

A startup, criada em 2021, consiste em uma plataforma digital para imobiliárias que atuam com locação e que têm a necessidade de oferecer um processo ágil e seguro para seus clientes. Segundo Danielle, com o capital adquirido a Aluga Mais aumentou time e portfólio de produtos, investiu em novas tecnologias e melhorou o processo de receber o feedback do cliente, tudo isso para proporcionar uma experiência mais positiva aos usuários.

Rodrigo Lubenow, fundador e CTO da Aluga Mais e Danielle Miranda, cofundadora e CEO. Crédito: Arquivo pessoal

Visibilidade e network foram a virada da Brickup

A startup mineira Brickup foi criada em 2021 com o objetivo de resolver os problemas da indústria da construção civil integrando todas as áreas que englobam uma obra. Isso é possível a partir de um software que faz a gestão financeira, medições, gestão de EPI, gestão da qualidade e Business Intelligence. A empresa foi finalista do Capital Empreendedor e participou do circuito de investimento, fase final do programa, que aconteceu em São Paulo.

Rafael Souza, fundador da Brickup, conta que as mentorias do projeto foram de extrema importância para a preparação do Pitch Deck, apresentação que tem o intuito de demonstrar um panorama geral do negócio e o seu potencial de geração de lucro. Porém, ele conta que o divisor de águas para evoluir a startup foi “a visibilidade e o network que o programa possibilita”. “Isso sem dúvidas tem um peso enorme quando estamos construindo um negócio através de uma startup”, destacou Rafael.

Apesar de não ter captado investimento diretamente por meio do Capital Empreendedor, Rafael se conectou a pessoas que o fizeram chegar a uma empresa que hoje é investidora da Brickup. Com esse dinheiro, ele conta que pôde reestruturar boa parte do time. “Antes, nossa equipe era majoritariamente júnior, e agora possui lideranças seniores nas áreas e isso traz mais assertividade na nossa busca por crescimento”, aponta. Ele frisa que a possibilidade de formar uma rede de contatos e relacionamentos foi a melhor consequência de participar do ciclo.

Ricardo Pimentel, head de vendas e pós vendas, e Rafael Souza, fundador da Brickup. Crédito: Arquivo pessoal

Maturidade da Calcme foi diferencial para obter investimento

A Calcme também é uma empresa que oferece uma plataforma de gestão, só que para a pequena indústria gráfica. A startup atende desde o orçamento, a produção, gestão e serviços financeiros. Lançada no mercado no final de 2020, captou R$ 800 mil no ciclo 2022 do Capital Empreendedor.

Yuri de Miranda, sócio e diretor de marketing da Calcme, avalia que o diferencial para conseguir investimento está no modelo de negócio e na maturidade da empresa em relação ao capital de risco. “Sempre prezamos pelo crescimento acelerado aliado ao equilíbrio econômico”, afirma.

A partir do programa do Sebrae, a startup aumentou o quadro de colaboradores, estruturou áreas que ainda não estavam em atuação, como customer success (CS), e lançou o produto para um novo nicho de clientes. “Também estreitamos ainda mais o relacionamento com investidores e com o smart money gerado através dos investimentos. O Capital Empreendedor foi fundamental para que isso acontecesse”, completa.

Equipe da Calcme. Crédito: Arquivo pessoal.