ASN Nacional
Compartilhe

Programa vai ampliar a interiorização e democratização da inovação em todo o país

Iniciativa do Sebrae já resultou em mais de 230 ecossistemas locais de inovação, visando criar um melhor ambiente para fortalecer pequenos negócios inovadores
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae planeja a expansão da sua atuação em inovação territorial, que agora, além do programa ELI – Ecossistema Local de Inovação, conta com o Ativa. O ELI é uma iniciativa estratégica que visa estruturar em cada território uma rede articulada de atores, recursos e ativos que favorecem a criação de um melhor ambiente para desenvolver e fortalecer os negócios inovadores.

Atualmente, 234 ecossistemas locais de inovação estão distribuídos pelo Brasil. Com um alcance ambicioso, a iniciativa tem o potencial de impactar cerca de 100 milhões de pessoas e aproximadamente 12 milhões de empresas em todo o Brasil, o que representa um marco no desenvolvimento territorial.

Santa Rita do Sapucaí (MG) hoje é uma referência em eletrônica, reconhecida nacional e internacionalmente

A força do projeto é a colaboração: cada ecossistema é composto por representantes da academia, do poder público, da sociedade civil e da iniciativa privada. Juntos, esses atores trabalham para identificar desafios e desenvolver programas, ações e eventos inovadores que muitas vezes resultam na transformação de comunidades inteiras.

“A gente tem hoje cases fantásticos pelo Brasil. Histórias de pequenas cidades que se uniram e conseguiram transformar a realidade do território, por meio do aumento do PIB, do número de startups na região, dos salários pagos ou dos impostos arrecadados”

Raquel Minas, analista de Inovação do Sebrae Nacional

Um exemplo é Santa Rita do Sapucaí, no interior de Minas Gerais, que hoje é uma referência em eletrônica, reconhecida nacional e internacionalmente, e um dos maiores polos de desenvolvimento tecnológico do país. Outro destaque é o da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, que se uniu em prol do ecossistema de inovação para criar um ambiente favorável para os pequenos negócios do território se desenvolverem.

o Ativa consiste em uma estratégia do Sebrae para fomentar a ativação da inovação em territórios, que precisam iniciar o movimento e sensibilizar as pessoas que lá vivem, não têm rede de inovação estruturada, precisam de uma intervenção ativa e têm iniciativas em potencial, independentemente do seu porte ou localização. Para isso, será feito um planejamento customizado de cada município participante da iniciativa, com ações que envolvem o governo municipal, pequenos negócios, escolas e universidades.

“O Ativa é a prova de que a inovação não é um privilégio das grandes cidades. Acreditamos no potencial transformador das comunidades e na capacidade de pessoas engajadas em criar um futuro melhor, por meio da inovação”

Marcus Bezerra, coordenador do Núcleo de Inovação Territorial do Sebrae Nacional

Metodologia ELI

O Sebrae Paraná e a Fundação Certi desenvolveram a metodologia ELI, que foi nacionalizada pelo Sebrae em 2020. Os ecossistemas podem ser apoiados por um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, que atua como catalisador de conexões e mobilizador para potencializar as ações locais, com dedicação exclusiva por 18 meses para ajudar a elevar o nível de maturidade daquele território em inovação.

“O Sebrae começa todo esse movimento, mas não faz isso sozinho. Há uma construção conjunta com todos que trabalham com inovação ali no território”, diz Raquel Minas. São feitas várias oficinas para identificar os setores prioritários, o nível de maturidade e o propósito desse ecossistema, além da visão de futuro que se deseja chegar, para construir um plano de ação e priorizar ações estratégicas.

Uma das vertentes da metodologia do ELI é o capital, um dos maiores desafios para empresários e empreendedores inovadores. “Cada ecossistema faz uma aproximação com a rede de investidores anjos e de venture capital, com editais de fomento, para justamente conseguir cada vez mais dar aos pequenos negócios inovadores acesso ao capital”, destaca Raquel Minas.

Saiba mais sobre o programa ELI nesta plataforma ou na agência do Sebrae mais próxima.

  • Agente Local de Inovação (ALI)
  • ecossistemas locais de inovação
  • Programa ELI