ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Prêmio Nacional de Inovação abre inscrições nesta segunda (22)

Sebrae e CNI lançaram, na sexta (19), a nona edição da premiação, que estimula os ecossistemas de inovação e a conexão entre pequenos negócios transformadores e grandes empresas
Por Roberta Jovchelevich
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

A nona edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI) foi lançada na manhã de sexta-feira (19), em São Paulo, em evento da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fórum da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de estímulo às políticas de apoio à inovação e à competitividade das empresas brasileiras.

Maior premiação do gênero do país, o PNI é uma parceria entre o Sebrae e a CNI e tem como propósito reconhecer soluções inovadoras de instituições e de pesquisadores que atuam no país e reforçar o papel fundamental da inovação na produtividade e competitividade dos negócios, na sociedade e no desenvolvimento do Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir desta segunda-feira (22) até 28 de novembro, neste link.

Segundo Pedro Wongtschowski, conselheiro da MEI, no Índice Global de Inovação 2025, ranking que reúne 139 países, o país ocupa a 52ª posição. “O Brasil é vice-líder regional e uma das lideranças entre os países de renda média”.

Lançado na sexta (19), o Prêmio Nacional de Inovação tem cinco categorias: Descarbonização, Recursos Renováveis, Inteligência Artificial para Produtividade, Digitalização de Negócios e Inovações Lei do Bem | Foto: Fábio Eufrásio

O dado aponta para a necessidade de promoção do desenvolvimento do país e da reindustrialização em bases sólidas e sustentáveis, tônica do evento de lançamento do concurso, na sede regional da CNI, com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do governo do Estado de São Paulo, da indústria e de grandes empresas, universidades estaduais, agências de fomento à pesquisa, sistema financeiro, sistema S (Sebrae, Senai) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), entre outros.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, participou do lançamento e afirmou que a iniciativa é uma estratégia de incentivo aos ecossistemas de inovação, pesquisadores e da conexão entre pequenos negócios inovadores e grandes empresas, incluindo órgãos públicos.

“O ambiente para inovação no Brasil é muito propício para acelerar o desenvolvimento”

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae

O prêmio

A edição 2025 do PNI é dividida em cinco categorias: Descarbonização, Recursos Renováveis, Inteligência Artificial para Produtividade, Digitalização de Negócios e Inovações Lei do Bem (instrumento que estimula investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico).

Nas últimas oito edições, contabilizou 16,5 mil inscritos e 113 laureados, das cinco regiões do país. Além de certificados e do troféu da premiação, os finalistas vão receber ampla divulgação em mídia e participar do 11º Congresso de Inovação da Indústria, em março de 2026, em São Paulo. Os ganhadores também participarão de uma imersão em ecossistemas de inovação internacional a ser personalizada para o grupo.

-

  • competitividade
  • Inovação
  • Prêmio Nacional de Inovação