A COP30 ainda não chegou em Belém (PA), mas já mobiliza o Sebrae. A instituição montou um evento preparatório para debater os principais pontos relacionados à promoção da sustentabilidade nos pequenos negócios. Uma das novidades foi a divulgação do lançamento da Plataforma Empreender Clima, que será lançada durante a COP30.
A plataforma possibilita um mapeamento do empreendedorismo climático, além de oferecer informações sobre os principais instrumentos financeiros de acesso a crédito e cursos relacionados.
O projeto faz parte do acordo de cooperação técnica entre o Sebrae, o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP), a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O maior desafio hoje é o da falta de conhecimento e da capacitação. Muitos empreendedores desconhecem essas práticas sustentáveis ou não sabem como aplicá-las no dia a dia.
Cyntia Uchoa, analista de Políticas Públicas do Sebrae.
A nova linha Sebrae Acredita Sustentabilidade será uma das novidades a serem lançadas para os empreendedores. Ela irá oferecer uma linha de crédito com melhores opções para estruturar modelos sustentáveis, ampliar a produtividade da empresa, além de estimular a inovação e a sustentabilidade.
“A gente precisa destacar para os pequenos negócios que buscar recursos para a melhoria da produtividade, de imagem, de uma redução de geração de resíduos sólidos, de eficiência energética, tudo isso vai gerar um benefício de redução de custos e benefícios reais para eles”, aponta a gestora de parcerias no Fampe, Maria Auxiliadora Umbelino.

Crédito verde
Durante os painéis da manhã, um dos principais assuntos foi a obtenção de crédito verde e os caminhos para chegar nessa linha de investimento. Segundo o diretor de Análise e Gestão do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), Luiz Esteves, tudo passa pelo aprendizado do empreendedor.
“Você tem que ter um aprendizado de negócios, de processos e de finanças. Uma vez que você tem isso muito bem-feito, isso vai mitigar muito seu risco e vai facilitar também a própria inteligência, artificial ou não, dessa busca que você tem para desenvolver o seu negócio. Isso te coloca na frente de um monte de gente e aumenta bastante sua possibilidade de sobrevivência”, afirma.
Para o chefe do Departamento de Relacionamento com Instituições Financeiras do BNDES, Tiago Peroba, opções no mercado não faltam. “Temos uma linha de financiamento importante para o setor empresarial, o Finame Baixo Carbono, para financiar justamente a aquisição de equipamentos fotovoltaicos, geradores, toda essa mudança da matriz energética mais limpa”, divulga.

Impacto e atitude
Uma das principais mudanças do mercado é incluir mais um ponto de avaliação sobre o financiamento de negócios. Além do risco e retorno, o impacto social e econômico é cada vez mais considerado na concessão de crédito pelas instituições financeiras.
“Passa muito por você não olhar impacto meramente como filantropia, e sim como uma ação relevante para trazer retorno e melhorias para a sociedade ao seu redor”, explica o head de Private Equity do BTG Pactual Asset Management, Ricardo Fernandez.
“Em cada investimento que a gente faz, a gente ajuda na estruturação da governança das startups investidas. Então, a gente monta um conselho de administração, ajuda na criação do plano estratégico, do acompanhamento e isso traz um impacto superpositivo tanto na governança em si como nos demais resultados da startup”, disse o head do FIP Nordeste Capital Semente, Haim Mesel.
Pré-COP30 Sebrae
O evento do Sebrae segue até esta terça (14. O objetivo é debater estratégias alinhadas ao posicionamento do Sebrae para a COP30, abrangendo temas como desenvolvimento territorial, bioeconomia, inovação, economia circular, encadeamento produtivo, financiamento climático, empregos verdes.
O evento pré-COP30 é direcionado a colaboradores do Sebrae, representantes do setor público e privado, especialistas, empreendedores, pesquisadores, estudantes e demais interessados nas temáticas climáticas.