ASN Nacional
Compartilhe

Metade das vendas do Mercado Livre na América Latina ocorre no Brasil

Dados reforçam poder do marketplace para garantir oportunidades de faturamento para os pequenos negócios
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Os pequenos negócios brasileiros têm entrado cada vez mais no mercado digital e contribuído para a expansão das plataformas de marketplace no país. Entre os meses de abril e junho deste ano, o Brasil representou pouco mais de 50% das vendas líquidas do Mercado Livre na América Latina. As vendas internas subiram 36% no segundo trimestre de 2024 – no ano anterior o índice chegou a 25%. A expectativa da empresa é de que até o fim do ano sejam movimentados cerca de R$ 120 bilhões em compras.

O Sebrae e a empresa são parceiros na capacitação dos empreendedores para a entrada mercado digital por meio do “Se Joga no On-line” – mais de 24 mil pequenos negócios foram capacitados e 8,9 mil deles abriram uma loja virtual na plataforma. No total, mais de R$ 400 milhões já foram gerados em faturamento.

Saiba mais: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriamercadolivre 

“Essa colaboração tem sido essencial para que pequenos negócios possam expandir seus horizontes, alcançando clientes que, de outra forma, estariam fora do acesso das lojas físicas”, comenta o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.

A plataforma não só oferece uma vitrine ampla e diversificada para os produtos, como proporciona ferramentas e recursos que facilitam a gestão, o marketing e as vendas on-line. Isso resulta em um impacto significativo na competitividade e na sustentabilidade desses negócios.

William Almeida, gestor de Mercado Digital do Sebrae.

Em abril deste ano, a multinacional apresentou os planos para o país: investir R$ 23 milhões para a criação de três novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre. Além disso, contratar mais de 6,5 mil profissionais.

“Esse investimento é crucial para fomentar um ecossistema de negócios mais dinâmico e inovador, onde pequenos empreendedores têm a oportunidade de crescer e prosperar”, explica William. O gestor do Sebrae aponta ainda que os pequenos negócios que se digitalizam e utilizam marketplaces como o Mercado Livre têm um aumento médio de 30% nas vendas no primeiro ano de operação on-line. “Esse crescimento não apenas fortalece a economia local, mas também gera empregos e promove o desenvolvimento regional”, avalia.

O gestor de Mercado Digital do Sebrae afirma que, em breve, uma nova parceria será lançada com o Mercado Livre com o objetivo de proporcionar uma jornada de capacitação que auxilie os pequenos negócios no ingresso à plataforma.

  • canais digitais
  • market place
  • Mercado Livre
  • Varejo