O sexto texto da série Glossário Agenda Climática mostra o significado e a diferença entre biodiversidade e soluções baseadas na natureza. Esses e outros termos são explicados para você se preparar para a COP30, em Belém (PA).
Biodiversidade é a variedade de vida na Terra em todos os níveis, incluindo diversidade genética, de espécies e de ecossistemas, e as interações ecológicas que sustentam a vida no planeta.
Ela está diretamente ligada às mudanças climáticas, porque os ecossistemas regulam o clima global e aumentam a resiliência dos sistemas naturais e humanos contra eventos extremos. A importância da biodiversidade pode ser separada em quatro pontos:
- Sequestro de carbono: florestas tropicais, manguezais e oceanos absorvem grandes quantidades de CO₂, ajudando a mitigar o aquecimento global.
- Regulação do clima e do ciclo da água: ecossistemas saudáveis estabilizam padrões de precipitação e protegem contra secas e enchentes.
- Resiliência e adaptação climática: a diversidade genética permite que espécies se adaptem às mudanças climáticas, reduzindo impactos em ecossistemas e na produção de alimentos.
- Serviços ecossistêmicos: a biodiversidade fornece polinização, fertilidade do solo e proteção contra pragas e doenças, essenciais para a segurança alimentar e sustentabilidade econômica.

Desafios da sustentabilidade
As Soluções baseadas na Natureza (SbN) são abordagens que usam processos e recursos naturais para enfrentar desafios ambientais, sociais e econômicos. Isso inclui as mudanças climáticas e a biodiversidade, promovendo, paralelamente, a conservação.
Essas soluções envolvem a proteção, gestão sustentável e restauração de ecossistemas, com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas e promover a adaptação a seus impactos.
Ao fortalecer a resiliência dos ecossistemas e da biodiversidade, as SbN ajudam as comunidades na adaptação aos impactos das mudanças climáticas. A restauração de manguezais, por exemplo, pode proteger áreas costeiras contra tempestades e a elevação do nível do mar.
Agenda Climática
Esta matéria integra a série de reportagens da ASN sobre o Glossário Agenda Climática, iniciativa do Sebrae que busca traduzir termos-chave, esclarecer conceitos, expressões e informações relevantes no universo da agenda climática.
Na visão do Sebrae, a melhor compreensão sobre esta pauta transversal contribui para a adaptação dos pequenos negócios e da sociedade aos desafios provocados pelas mudanças climáticas, impulsionando a economia verde e os modelos de negócios sustentáveis em diversos setores.
O Sebrae na COP30
O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Com a abordagem da inclusão, levará à COP30 soluções inovadoras de MPEs que contribuem com a transição para a economia verde.