ASN Nacional
Compartilhe

Está chegando a hora! 7ª edição do Capital Empreendedor abre possibilidades para startups em busca de investidores

Neste sábado (16), acontece o pré-lançamento do novo ciclo do programa do Sebrae que já possibilitou que startups de todo o país tivessem acesso a investimentos
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

As startups brasileiras que precisam de investimentos para escalar o seu modelo de negócio não podem perder a oportunidade de participar do novo ciclo do Capital Empreendedor. Há seis anos, o programa do Sebrae tem preparado pequenos negócios inovadores para se aproximarem de investidores, acompanhando passo a passo dessa jornada, de forma totalmente gratuita. Neste sábado (16), os participantes do Startup Day vão acompanhar também o pré-lançamento da iniciativa. Neste ano, as inscrições para o Capital Empreendedor estão marcadas para começar no dia 18 de abril.

Entre 2018, primeiro ano da iniciativa, até o momento, o volume de investimentos por meio do programa já alcançou em torno de R$ 326 milhões, com 263 startups investidas. No total, mais de 1,5 mil empresas, em diversos estágios de maturidade, receberam capacitações direcionadas para obter recursos para impulsionar seus negócios.

A coordenadora do Programa Capital Empreendedor no Sebrae Nacional, Maria Auxiliadora Umbelino, destaca que o maior diferencial da ação é permitir a conexão entre as startups participantes, além da aproximação com investidores.

Os participantes têm a oportunidade de conhecer startups de todo o Brasil e investidores de todos os estágios do capital. Isso acontece durante toda a jornada do programa até chegarem na grande final onde acontecem as rodadas de investimentos.

Maria Auxiliadora Umbelino, coordenadora do Programa Capital Empreendedor no Sebrae Nacional.

Um dos investidores convidados para participar do lançamento oficial do Capital Empreendedor 2024 é Sandro Cortezia, fundador e CEO da Ventiur Investimentos. Ele foi um dos participantes do Circuito de Investimentos da edição do ano passado.

“Esse é um dos melhores programas para quem quer ter acesso ao capital, conhecer potenciais investidores e entender como a startup e como o empreendedor devem se preparar para se apresentarem de forma mais assertiva para potenciais investidores”, pontuou.

Somente em 2023, 1.081 startups de todos os estados se inscreveram no Capital Empreendedor – dessas, 500 foram selecionadas para participar da primeira etapa de workshops. Já na segunda etapa, 140 startups se classificaram e receberam mais de 40 horas de mentorias coletivas e individuais nos temas governança, jurídico, máquina de vendas, valuation e comportamento. Na etapa final, o Circuito de Investimentos, que aconteceu em São Paulo, 73 dessas empresas apresentaram seus projetos e soluções para uma banca de investidores de todos os estágios do capital.

Na edição passada, a startup GRPRO (MG) conquistou o título de “Negócio Destaque” no programa, com sua solução inovadora para o mercado de franchising. Para a fundadora e CEO Etiene Rocha, o Capital Empreendedor foi essencial para aprimorar o capital intelectual da empresa e definir novas metas e marcos para a startup. “Com auxílio de mentores extremamente capacitados, nós conseguimos entender melhor o nosso posicionamento e onde gostaríamos de chegar”, avalia.