ASN Nacional
Compartilhe

Da metalurgia à inovação no campo

Empresa paranaense inicia transformação na gestão e projeta entrada no mercado de equipamentos agrícolas com ajuda do Sebrae
Por Brunna Pires
ASN Nacional
Compartilhe

A participação no programa Brasil Mais Produtivo, em parceria com o Sebrae, marcou um novo momento na trajetória da BWA Metalúrgica, empresa de Ibiporã, no norte do Paraná. Fundada pelo empresário André Costa, a empresa já atuava há mais de cinco anos na prestação de serviços metalúrgicos, mas foi a partir do acompanhamento técnico do programa que o negócio passou por uma mudança estratégica, especialmente na área de gestão e direcionamento de mercado.

Segundo André, o principal impacto do programa foi a ampliação da visão empresarial. A partir das consultorias e orientações recebidas, ele passou a estruturar melhor os processos internos, implantar um sistema de gestão (ERP) e organizar de forma mais estratégica o planejamento financeiro. “Conseguimos tirar ideias do papel e transformar em projetos concretos. A mudança foi principalmente na forma de enxergar e gerir o negócio”, destaca.

Entre os serviços oferecidos pela empresa estão corte a laser e estamparia em chapa de aço

Outro diferencial foi o incentivo à inovação. Com o apoio do Sebrae, a empresa passou a utilizar ferramentas de inteligência artificial como suporte no desenvolvimento de novos produtos e na análise de oportunidades de mercado. O contato com novas metodologias e ferramentas permitiu que a BWA identificasse um potencial de crescimento além da prestação de serviços, abrindo caminho para um movimento de transição no modelo de negócio.

Como resultado desse processo, a empresa iniciou um planejamento para migrar gradualmente para a fabricação de equipamentos agrícolas autônomos e semiautônomos, com foco em pequenos produtores rurais. A proposta é desenvolver soluções mais acessíveis e tecnológicas para enfrentar desafios como a escassez de mão de obra no campo, uma das principais demandas atuais do setor agrícola.

Para André, o Brasil Mais Produtivo foi determinante para essa virada de chave.

“O programa nos ajudou a abrir a mente para novas possibilidades e enxergar oportunidades que antes não estavam claras. Hoje temos um direcionamento mais sólido e uma meta bem definida de crescimento”

André Costa, empresário

Transformação digital e produtividade em alta

O Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras. Nesses dois anos, o programa – que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES – alcançou 67,5 mil empresas.

Desse total, 30,5 mil foram do setor industrial e 37 mil de comércio e serviços. Foram mais de 90 mil atendimentos realizados, uma vez que as empresas podem participar de mais de uma modalidade do programa.

Segundo dados do Senai e do Sebrae, as empresas em manufatura enxuta (sistema de gestão industrial que visa a aumentar a eficiência e a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios na produção) registraram aumento médio de 28% na produtividade após o trabalho de consultoria.

  • Brasil Mais Produtivo
  • Gestão
  • produtividade