O empreendedorismo inovador do Nordeste mostrou todo o seu potencial na segunda edição do Nordeste On – NEON, maior evento de inovação e empreendedorismo da região. Os mais de 16 mil inscritos lotaram o Centro de Convenções de João Pessoa (PB), onde 375 expositores estiveram presentes no mês de junho. Ao todo, as 131 horas de conteúdo dos dois dias (6 e 7) contaram com apoio de 265 palestrantes e painelistas reconhecidos como líderes nas áreas de negócios e tecnologia.
A analista de Inovação do Sebrae Nacional Wébia Silva destaca o crescimento do evento em apenas um ano. Segundo ela, desta vez o espaço foi muito maior e com o dobro de horas de conteúdo, com novidades voltadas para o setor do agronegócio e apresentação de iniciativas como o Catalisa Gov, que estimula compras públicas de inovação.
O NEON é uma quebra de paradigma ao mostrar como é possível realizar grandes eventos de inovação fora do eixo Sul-Sudeste, pois o Nordeste tem potencial para desenvolver negócios inovadores.
Wébia Silva, analista de Inovação do Sebrae Nacional
O evento é promovido desde o ano passado pelo Sebrae, com apoio de parceiros. A iniciativa integra o programa Startup NE, que atua com objetivo de posicionar a região no mapa global de inovação, com capacitação, aceleração e fomento para o desenvolvimento de startups nordestinas.
De acordo com o Startups Report Brasil 2023, mapeamento nacional produzido a partir do atendimento de startups pelo Sebrae, a região Nordeste concentra quase 3 mil microempresas inovadoras, com destaque para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Gerar negócios
Durante os dois dias do NEON, foram realizadas 372 reuniões de negócios e investimentos com a participação de 100 startups e 51 investidores interessados em conhecer o ecossistema de inovação do Nordeste. A expectativa é superar os R$ 2,5 milhões captados pelas startups participantes na primeira edição do NEON, no ano passado.
“Acompanhamos de perto a rodadas de investimos para captação e as rodadas de negócios, que exploram essa aproximação com possíveis parceiros de negócios. As startups nordestinas têm atraído a atenção de investidores de todo o país”, comenta.
Compartilhar conhecimento
Na segunda edição do NEON também foram realizadas visitas técnicas nas quais 350 participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto projetos de inovação e tecnologia em Campina Grande e João Pessoa, como é o caso da usina-escola fotovoltaica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também funciona o Laboratório de Energia de Sistemas e Robótica (Laser).
Criar conexões
As startups de educação, chamadas de Edtechs, marcaram presença no NEON 2024, sob o comando do EducaNE, que atua para aproximar a gestão escolar da inovação e da tecnologia. A Arena EducaNE se tornou o principal espaço para discutir a educação do futuro com educadores, lideranças e negócios inovadores que estão revolucionando o ensino e a gestão educacional.
A partir de uma curadoria, startups de cinco estados do Nordeste participaram de painel para apresentar suas soluções. Foram elas: Sarsa Educacional, da Bahia; Amentoria, do Rio Grande do Norte; Elaborativa, da Paraíba, Prol Educa, de Pernambuco; e Imagina Kids, do Maranhão.
A CEO do EducaNE, Laura Tavares, conta que foi uma experiência emocionante e inspiradora para professores e líderes da educação de todos os estados do Nordeste. “Tivemos palestras estimulantes, workshops práticos e demonstrações de produtos inovadores, que revolucionam a forma de ensinar e aprender. Foi uma oportunidade de adquirir insights valiosos, estabelecer parcerias estratégicas e descobrir soluções personalizadas que atendam às necessidades específicas de cada instituição de ensino.”
-