Estamos no início de agosto, mas para quem espera bater as metas de venda do ano está mais do que na hora de pensar na melhor estratégia para aproveitar a próxima Black Friday, em novembro, e não perder a oportunidade de fazer bons negócios e conquistar novos clientes. E isso vale para qualquer empreendedor.
“Os pequenos não precisam ter medo, este é o momento exato de organizar o planejamento para a Black Friday, que é o ápice das vendas. Só tem medo quem não tem planejamento”, afirmou Janaína Camilo, especialista em Transformação Digital do Sebrae Nacional.
Ao lado de Babi Tonhela, da Nuvemshop, e de Christina Dutra e Debora Sacomandi, das áreas de Comunicação e Soluções Digitais dos Correios, Janaína participou do encontro “Planejamento para uma Black Friday de Sucesso”, durante o Fórum E-Commerce Brasil, que terminou nessa quinta-feira (1) e que trouxe dicas valiosas.
Confira:
- Black Friday não é compra de emergência, é para adquirir itens com bom custo-benefício, portanto valorize o seu produto;
- Invista em marketing: essa não é uma data só para giro de estoque, é uma data para conquistar novos clientes, por isso, faça da experiência de compra uma boa jornada, esteja em vários canais de venda, busque uma embalagem bacana;
- Use as redes sociais a seu favor – onde seu público está e como alcançá-lo (Instagram, Tiktok, WhatsApp Business); se for o Instagram, faça uma bio interessante, poste e divulgue o seu produto ao longo dos próximos meses para melhorar o engajamento de forma que o público esteja com a marca até a venda em novembro;
- No período da Black Friday, o custo de aquisição de um novo cliente nas mídias digitais aumenta – com a concorrência, fica mais caro o valor do tráfego pago (posts patrocinados); pense em alternativas mais orgânicas de forma que não seja necessário gastar muito para atrair a atenção do consumidor;
- Atualmente, todo o mês de novembro é de ofertas – aproveite o período e faça promoções diferentes a cada semana, por exemplo, oferecendo brindes, cupons e descontos exclusivos para não saturar o consumidor;
- Vendas on-line é conveniência. Se o consumidor está o tempo todo com o celular, aproveite para facilitar a venda pelas ferramentas acessíveis na palma da mão: redes sociais, WhatsApp Business, aplicativos;
- Capriche na entrega: utilizar aquele saco preto que embala lixo desvaloriza qualquer mercadoria;
- Utilize a calculadora de marketplaces do portal Sebrae e saiba o percentual de custo das diferentes plataformas para tomar a melhor decisão;
- A Black Friday é uma data importante para dar aquele gás nas vendas. É uma grande festa do varejo e, com certeza, vale a pena participar, basta ter planejamento!