A partir da próxima segunda-feira (10), os pequenos negócios, especialistas e gestores de todo o mundo têm um encontro que visa fomentar o protagonismo do segmento na construção de uma economia mais sustentável. Para o período da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), o Sebrae preparou uma programação robusta que vai se concentrar em seu espaço construído na Green Zone. Serão duas semanas com debates, painéis, lançamentos de projetos e troca de experiências que conectam diretamente o universo do empreendedorismo às grandes discussões climáticas globais.
“Inclusão, sustentabilidade e inovação são os pilares da nossa atuação nos últimos anos. A proposta de participação neste evento reforça o nosso papel e compromisso junto aos mais de 20 milhões de pequenos negócios pela preservação do nosso planeta. O Sebrae demonstra que a agenda climática não é apenas uma questão ambiental, mas também um motor de desenvolvimento econômico e social, com os pequenos negócios desempenhando um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Na primeira semana, entre 10 e 16 de novembro, os temas em destaque incluem financiamento verde, empreendedorismo feminino, a resiliência climática territorial e a economia circular. Além disso, a transição energética nos processos industriais e a descarbonização na cadeia de valor estão na pauta dos encontros, juntamente com as experiências do Sebrae no apoio a essas iniciativas que serão compartilhadas.
Já entre os dias 17 e 21 de novembro, as discussões têm a bioeconomia como cenário principal. Crescimento sustentável, casos de sucesso no campo, turismo, inovação com o fomento do programa Inova Biomas, apoio às Indicações Geográficas (IGs) e as políticas públicas que impulsionam para uma transição justa são alguns dos destaques da programação.
O Sebrae marcará presença, ainda, em outros pontos de Belém. O principal é a En-Zone (Entrepreneurship Zone), área criada pela instituição no Parque Urbano Belém Futuro dedicada ao empreendedorismo. O espaço será um hub de inovação e conexão, servindo como vitrine para empreendimentos da bioeconomia, com programações culturais, praça de alimentação, exposição de produtos da bioeconomia, entre outros. A instituição também participa da Agrizone, espaço da Embrapa, onde mostrará soluções para agricultura familiar.
Confira abaixo e faça o download da programação completa.
-
O Sebrae na COP30
O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Para os empreendedores interessados em ficar por dentro das oportunidades de negócios geradas pela realização da COP30, já é possível acessar um ambiente criado pelo Sebrae para os donos de pequenos negócios de todo o Brasil.
O portal Sebrae COP30 reúne conteúdos exclusivos para quem quer se preparar para as oportunidades que o evento trará para o país e tornar seus negócios mais sustentáveis. São informações de empreendedorismo internacional, de inserção na agenda global de desenvolvimento sustentável e muitos exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.

