ASN Nacional
Compartilhe

“A inovação é a maior ferramenta de desenvolvimento do futuro”, diz superintendente do Sebrae, no ELI Summit

Na abertura, Murilo Guerra reforçou o papel do ecossistema local para o crescimento de Petrolina
Por Amanda Claudino
ASN Nacional
Compartilhe

Começou nessa quarta-feira (11), em Petrolina (PE), o ELI Summit 2024, um dos maiores eventos do Brasil voltado para inovação e empreendedorismo. Até sexta-feira (13), o encontro reunirá especialistas, empresários, startups e representantes de instituições para debater o papel da inovação nos mais diversos setores da economia. A cidade de Petrolina, conhecida por sua importância no setor de fruticultura irrigada, foi escolhida pelo Sebrae Nacional e pelo Sebrae Pernambuco como sede da edição deste ano devido ao seu crescente ecossistema de inovação. Após um dia cheio de atividades, um brinde com espumante fabricado na região marcou a abertura oficial do encontro.

Não foi por acaso que escolhemos Petrolina para sediar o encontro, pois o município tem experimentado um desenvolvimento exponencial nos últimos anos devido à inovação. Em 40 anos, Petrolina se transformou no epicentro da fruticultura irrigada no Brasil e exportadora para o mundo. Agora, também é um polo de energia solar, consolidando sua relevância no cenário nacional.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae PE.

Guerra também ressaltou a importância da troca de conhecimento entre as lideranças dos ecossistemas de inovação durante o ELI Summit. “Este evento possibilita a troca de conhecimento com pessoas que mexem com inovação no mundo inteiro. A partir dessas discussões, verificam-se novos sonhos, novos empreendimentos. A inovação é a maior ferramenta de desenvolvimento do futuro e precisamos colocá-la na nossa agenda diária”, enfatizou.

Já o gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Cabral, reforçou o impacto dos ecossistemas de inovação no interior do país, citando o trabalho iniciado no Paraná como exemplo. “Há alguns anos, o Sebrae Paraná começou esse trabalho de unir instituições e criar governanças na capital e em cidades do interior. Esse trabalho deu tão certo que conseguimos criar uma metodologia. Hoje, temos mais de 300 projetos de ecossistemas de inovação no Brasil, sendo cerca de 90% em cidades do interior, onde a inovação tem que chegar. Por isso, ficamos alegres de estar em Petrolina”, ressaltou.

Representando o governo federal, a chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Natianne Guedes, destacou o apoio para o setor. “O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está aqui para trazer esse apoio para vocês. Mais de R$ 500 milhões já foram investidos no Impacto Tecnológico e uma nova chamada será lançada até o fim do ano, fortalecendo ainda mais o ambiente de inovação no Brasil”, frisou.

ELI SUMMIT

O ELI Summit continua até sexta-feira (13), em Petrolina, com uma programação rica em palestras, workshops e oportunidades de networking, consolidando-se como um espaço essencial para discutir o futuro da inovação no país. A programação completa está disponível no site do evento.

  • fruticultura
  • Inovação
  • irrigação
  • LI Summit
  • Startup
  • Tecnologia