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Sebrae participa do II Seminário Nacional do Novo Fungetur

Levantamento feito pelo Sebrae aponta que uma a cada quatro pequenas empresas do setor solicitaram crédito no último trimestre de 2023, mas apenas 41% delas foram atendidas
Por Redação
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Na última quarta-feira (20), a instituição marcou presença no II Seminário Nacional Novo Fungetur, realizado em Brasília, com a participação de gestores, representantes do trade turístico e agentes financeiros. O objetivo do evento foi discutir ações para promover melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados.

Durante painel, o coordenador de Produtos de Garantia do Sebrae Nacional, Adalberto Luiz, apresentou um panorama do ambiente de crédito e de negócios na perspectiva das micro e pequenas empresas (MPE) turísticas. Ele também destacou o papel do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como parceiro e catalisador do desenvolvimento do setor no país.

“O ambiente de negócios demonstra uma melhora nos últimos meses, mas ainda há muito espaço para implementação de melhorias e o Novo Fungetur contribuirá significativamente para essa transformação. Além disso, a maioria dos investimentos previstos pelo novo fundo estão com foco nos pequenos negócios, segmento que pode ser atendido com a garantia do Fampe”, frisou.

Segundo Adalberto, o Fampe já apoiou quase 600 mil pequenos empreendimentos de vários segmentos e pode viabilizar o acesso a crédito, principalmente às micro e pequenas empresas do setor turístico que se preparam para atender às demandas de importantes eventos internacionais no país, como por exemplo, a 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para o ano que em vem, em Belém (PA).

Segundo dados da 5ª edição da “Pesquisa Sebrae – Pulso dos Pequenos Negócios”, de 2023, uma a cada quatro pequenas empresas do setor de turismo solicitaram crédito nos últimos três meses do ano, sendo que apenas 41% delas conseguiram o benefício.

O levantamento também mostrou que o Turismo e a Economia Criativa se destacam como os segmentos com maior proporção do faturamento oriundo de vendas on-line. Os dados apontam ainda que há certa estabilização na busca por empréstimo pelas MPE, com percentuais gerais próximos dos 30%, que vêm se mantendo á nas últimas edições da pesquisa.

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