O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e o Sebrae de Minas Gerais (Sebrae/MG) uniram forças em uma parceria estratégica com a finalidade de impulsionar o turismo na região do Caparaó. O objetivo das instituições é transformar o território por meio da organização e fortalecimento dos pequenos negócios, atrair mais visitantes e contribuir para o desenvolvimento econômico local, gerando novas oportunidades e crescimento sustentável.
A parceria foi pensada com o intuito de estruturar a Estrada Parque Caparaó, um trajeto que circunda o Parque Nacional do Caparaó, abrangendo as divisas do Espírito Santo e Minas Gerais. Com a implantação do projeto, cria-se um circuito formado por hospedagens, experiências turísticas, cafeterias, restaurantes, trilhas, piscinas naturais, cachoeiras, entre outros atrativos. Para isso, o primeiro passo nesse processo visa implantar uma governança única entre Espírito Santo e Minas Gerais. Para tratar do assunto, aconteceu nesta terça-feira (13) o Workshop Governança sem Fronteiras ES/MG, em Espera Feliz, Minas Gerais.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, esse é um projeto inovador que conecta o Sebrae do Espírito Santo com o Sebrae de Minas Gerais em benefício de uma região turística importantíssima para os dois estados. “Vamos ofertar um produto pensado no turista que chega pelo Espírito Santo ou por Minas Gerais. Esse é um esforço de duas organizações de apoio à Micro e Pequena Empresa, com as suas regionais, estimulando o desenvolvimento do turismo nessa região, que nós entendemos ter grande potencial para atrair visitantes do Brasil inteiro e do mundo”, ressaltou Pedro Rigo.
Ao todo, cerca de 150 empreendimentos serão alcançados nessa primeira fase do projeto, que será executado pela união das governanças. “Esse esforço do Sebrae, como instituição brasileira, nesse território que abrange Espírito Santo e Minas Gerais, em favor da região do Caparaó, é um exemplo, de governança estabelecida em prol do desenvolvimento do turismo. Além de ser um grande estímulo para as entidades que atuam no território, e um exemplo de que juntos podemos fazer a diferença”, disse Rigo.
O Superintendente do Sebrae/MG, Afonso Maria Rocha, disse que esse tipo de parceria é imprescindível para a transformação do território e o interesse de todos é desenvolver o turismo na região. “Vamos nos empenhar ao máximo para tornar esse projeto um grande sucesso”, concluiu o superintendente.
Para o diretor técnico, Eurípedes Pedrinha, o projeto visa a interação entre as duas equipes na execução do projeto vai trabalhar uma sinalização única, indicação dos atrativos turísticos, integração dos trechos que vão compor a Estrada Parque Caparaó, entre outras ações.
Atrativos da Região
Pedra Menina (Distrito de Dores do Rio Preto)
Principal porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó pelo ES.
Conta com pousadas, cafés e pequenas propriedades que oferecem experiências de Agroturismo.
Cachoeira da Farofa
Fica nas redondezas de Pedra Menina sendo um dos importantes atrativos dos visitantes que buscam por um banho de rio e natureza.
Café do Caparaó
Cafeterias e propriedades rurais especializadas em cafés especiais, com degustações e visitação às lavouras.
Trilhas do lado capixaba
Algumas opções levam a mirantes e quedas d’água menos conhecidas, com experiências guiadas.
Mirante da Pedra Menina
Vista panorâmica da serra e do Vale do Caparaó.
Pico da Bandeira (2.891m)
Principal atrativo do Parque Nacional do Caparaó, acessado por trilhas tanto pelo lado mineiro quanto capixaba.
Cidade próxima com oferta de hospedagens, feiras e atividades culturais.
Esses atrativos compõem o que está sendo estruturado como a Estrada Parque Caparaó, conectando experiências turísticas e empreendimentos dos dois lados da serra. Isso valoriza o turismo de natureza, de aventura e o cafeturismo rural.
Travessia dos Sete Cumes
É uma experiência de trekking de alta performance que está sendo desenvolvida no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Essa travessia visa colocar o Caparaó no cenário internacional do montanhismo, sendo ideal para quem busca desafios físicos e técnicos em altitudes elevadas.
O que é a Travessia dos Sete Cumes?
A travessia consiste em uma jornada de quatro dias e três noites, percorrendo aproximadamente 60 km por terrenos variados, incluindo campos de altitude, brejos e matas atlânticas. O percurso inclui a ascensão a cumes que ultrapassam os 2.000 metros de altitude, como o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2.891 metros. Além disso, a travessia passa por outros picos significativos, como o Pico do Cristal e o Pico do Calçado.
Os sete picos da travessia são:
- Pico da Bandeira – 2.891 metros (terceiro ponto mais alto do Brasil)
- Pico do Calçado – 2.849 metros
- Pico do Cristal – 2.770 metros
- Pico do Tesouro – 2.620 metros
- Pico do Tesourinho – 2.584 metros
- Pedra Roxa – 2.649 metros
- Cruz do Negro – 2.658 metros
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Rogéria Gomes: (27) 99913-2720 / [email protected]
Ludmila Azevedo: (32) 98889-0675 / [email protected]
INFORMAÇÕES PARA EMPREENDEDORES
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800