O Sebrae, em parceria com Associação Brasileira de Franchising (ABF), lançou o Portal Parceria Sebrae ABF, que conta com conteúdo sobre gestão e franquias voltado a franqueados e franqueadores (potenciais ou já em atuação). A ABF também iniciará o projeto ABF Academy, que é uma evolução da plataforma de educação continuada da Associação e que contará com recursos gamificados para difundir as boas práticas e os temas atuais do franchising. O Portal Parceria Sebrae ABF já está no ar e a ABF Academy estará disponível a partir da segunda quinzena de novembro.
Os projetos educacionais são fundamentais em um momento em que, segundo a última Pesquisa GEM do Sebrae, seis em cada dez brasileiros têm o sonho de ter o próprio negócio. A taxa de potenciais empreendedores chegou a 53%, o que representa cerca de 51 milhões de pessoas, a segunda maior do mundo. Além disso, o mercado de franquias recebeu em 2022 ao menos 200 marcas franqueadoras e o volume de unidades de franquia em operação cresceu quase 14 mil, o que indica a constante renovação do setor.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria contribuirá na geração de renda e emprego no país.
As microfranquias vêm ganhando cada vez mais espaço no empreendedorismo. O Sebrae avalia que elas funcionam como um modelo estruturado para quem deseja ter o seu próprio negócio. Somando esforços com a ABF, os pequenos negócios receberão orientações e informações sobre como atuar neste mercado, assim como serão orientados a melhorar sua gestão impulsionando seus negócios e ampliando mercados.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
“Com estes dois projetos, queremos levar ainda mais longe o conhecimento e as boas práticas do franchising. Em nossos contatos com franqueados e potenciais investidores, ainda notamos algumas dúvidas básicas e gaps de formação. Queremos oferecer ferramentas mais acessíveis para atender a essas demandas. Empreendedores mais bem preparados ao longo de toda a cadeia favorecem decisões de investimento mais conscientes e uma maior perpetuidade do negócio”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.
Portal Parceria ABF Sebrae
O site da parceria Sebrae e ABF ficará hospedado no Portal Sebrae, que recebe milhares de visitas por mês. O tema franquias é um dos mais acessados e essa página irá concentrar conteúdos e orientações associadas ao setor em diversos formatos, como textos e vídeos. O conteúdo é 100% on-line, gratuito e estruturado por consultores e especialistas do Sebrae. Também serão produzidos novos conteúdos com a curadoria da ABF. A rede de atendimento do Sebrae está sendo preparada para atender os interessados em franquias, contando também com o know how da ABF.
A primeira trilha de conhecimento – voltada para a persona “sou um franqueado” – tem oito aulas com foco em soft skills de gestão, totalizando 36 horas de capacitação, com os temas: Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio; Movendo o estoque em dia; Gestão de pessoas; A liderança na gestão de equipes; Planeje suas metas e resultados; Customer success: como conquistar e manter clientes; Marketing digital para o empreendedor; Planejamento do marketing: ferramentas práticas.
No futuro, o Portal deverá contar com mais três trilhas de conhecimento voltado para as personas “quero ser um franqueado”, “quero ser um franqueador” e “sou um franqueador”. Para isso, no começo de 2024, será realizado um estudo nacional sobre os principais desafios e dores da jornada do franchising, abrangendo os principais elos da cadeia (empresários, potenciais empresários franqueadores e franqueados), que subsidiará a produção dos demais conteúdos. Além disso, a parceria ABF/Sebrae envolve outras iniciativas como cooperação técnica, capacitação de equipes das entidades, participação em eventos e promoção de rodadas de negócios.
ABF Academy
Dando continuidade na capacitação de empreendedores de diferentes perfis, na preparação de novos entrantes e na promoção de boas práticas de gestão – contribuindo, assim, com a sustentabilidade do sistema e com decisões mais conscientes de investimento –, a ABF Academy trará conteúdos gamificados e ferramentas para acompanhamento da jornada de aprendizagem.
Com curadoria 100% da ABF, a primeira persona a ser trabalhada é a de franqueadores em diferentes níveis de desenvolvimento e, em uma segunda fase, a plataforma também ofertará trilhas de conhecimento para franqueados, colaboradores, fornecedores e interessados em franchising. Alguns recursos serão exclusivos para associados, como algumas gravações de eventos e cursos da ABF, e os demais serão abertos ao público em geral. No médio prazo, a ABF também disponibilizará alguns treinamentos pagos.
“A ABF já entrega um universo de conhecimento sobre o setor. Com a ABF Academy, além de organizar tudo isso, queremos agregar recursos gamificados, de forma que o profissional do franchising possa direcionar melhor seus desenvolvimento. Buscamos também disseminar de maneira mais estruturada as melhores práticas do setor, contribuindo com o propósito da entidade de fortalecer um franchising sustentável e íntegro”, explica Claudia Vobeto, diretora de Capacitação da ABF.
Em um recente estudo da ABF foi identificado que, dos interessados em abrir uma franquia, 39% são empreendedores iniciantes (faixa etária de 30 a 40 anos e se interessam por uma franquia visando independência financeira e alavancagem de renda); e 16% se caracterizam como potencial empreendedor (25 a 55 anos, 51% feminino e valorizam a segurança, estabilidade e o sonho do negócio próprio; são assalariadas, desempregadas ou autônomas e têm menor capacidade de investimento). “Ou seja, mais de 50% do público que busca uma franquia aparenta uma baixa experiência na área de gestão e essa plataforma vem suprir essa demanda por maior conhecimento do setor”, finaliza Claudia.
Sobre o Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. Atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,0% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. Não sendo um órgão regulador, o propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo, íntegro e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor. Acompanhe as notícias da ABF na newsletter semanal e gratuita www.abf.com.br/abfnews.