ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae Consult quer revolucionar contratações de consultorias pelo pequeno negócio

Plataforma que conecta pequenos negócios e fornecedores credenciados já está em funcionamento em oito estados
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae promete transformar as relações de compra e venda de serviços entre os pequenos negócios. Trata-se de uma plataforma digital, o Sebrae Consult, criada para conectar pequenos negócios e fornecedores credenciados, oferecendo uma rede de serviços em consultorias. A ferramenta está disponível, nesse primeiro momento em oito estados: Santa Catarina, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins, Ceará, Sergipe e Piauí.

Nos quatro primeiros, os fornecedores já podem se credenciar e os clientes podem fazer a contratação. Para os quatro últimos, a plataforma está aberta para credenciamento de fornecedores e, em breve, estará disponível aos clientes destes estados.

O Sebrae Consult funciona como uma espécie de marketplace, com uma área específica para o cliente, uma para o fornecedor e outra para o gestor Sebrae. O objetivo é fazer com que todo o processo aconteça de uma forma mais rápida e fácil. Todo mundo se credencia uma única vez, e então o cliente passa a ter diferentes fornecedores para a sua escolha e contratação de forma direta.

Na contratação desse serviço pela plataforma, o cliente será subsidiado pelo Sebrae de forma transparente, com o valor definido diretamente no orçamento, com base nas regras de subsídio definidas pelo gestor. O Sebrae estuda, ainda, a viabilização de contratação para um cliente ou para um grupo de clientes, atraindo as regras de seleção do Sebrae (menor preço e outros critérios pré-parametrizados).

Foto: Divulgação

Entenda a plataforma

O representante legal da empresa cadastrada no sistema solicita propostas de acordo com a sua necessidade, recebe propostas dos consultores, analisa e contrata. É simples, rápido e prático. O processo se inicia com o cliente identificando o serviço desejado; depois ele envia pedido de orçamento; propostas apresentadas, ele seleciona o fornecedor; paga; atesta as entregas; e avalia o serviço prestado e a experiência vivida.

Na parte dos consultores, o fornecedor credenciado recebe as oportunidades e, se interessando, envia a proposta. Se for selecionado, é informado pelo sistema, por onde vai também registrar as entregas durante a execução do serviço e atestar o serviço concluído. O pagamento acontecerá após a aprovação das entregas.

Como o Consult é um marketplace, o fornecedor deve prezar por uma página individual que seja consistente com seu perfil, com informações como portfólio, vídeo de apresentação, link para site, avaliações e dados que podem ser valiosos para a tomada de decisão do cliente.

Ilha do Gestor

É de responsabilidade do gestor nacional do Sebrae mediar a definição de estratégias da plataforma junto ao Sistema Sebrae, garantindo a disponibilização de funcionalidades parametrizáveis para aplicação em todo o país. Um gestor estadual coordena, em seu estado, a utilização da plataforma por todos os perfis de usuários.

Há também o gestor da contratação, responsável por gerenciar todo o processo de contratações dentro da plataforma por meio do Sebrae Contrata e o atendente, responsável por atuar de forma estratégica no acompanhamento da experiência e da jornada do cliente no Sebrae Consult.

De acordo com Carolina Dias, da Unidade de Administração e Suprimentos, o Sebrae Consult é uma plataforma que chega para melhorar a vida de todos. “Vai conectar os pequenos negócios a uma rede nacional. A partir do credenciamento, todos na plataforma contam com o selo de qualidade do Sebrae e passam por análises e avaliações constantes. Dentro do Consult, ainda é possível contratar consultorias de gestão e inovação e serviços tecnológicos”, ressalta Carolina Dias.

  • Consultoria
  • fornecedores
  • marketplace