ASN Nacional
Compartilhe

Pequenos negócios da área de energia renovável marcam presença na COP-27

Com apoio do Sebrae e Ministério do Meio Ambiente, empreendedores vão compor delegação brasileira no maior evento do mundo sobre mudanças climáticas
Por Da Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Os pequenos negócios do Brasil que atuam no setor de energia terão destaque na programação oficial da 27ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-27). O palco “Empreendedor Sebrae” vai apresentar para a comunidade internacional o potencial das micro e pequenas empresas brasileiras na geração de energia limpa e renovável, bem como na gestão mais eficiente desse recurso.

Neste ano, a COP-27 acontece de 6 a 18 de novembro na cidade de Sharm EL Sheik, no Egito. Com o lema “Juntos pela Implementação”, a ONU sinaliza que o centro das discussões será o avanço dos acordos firmados anteriormente, como o Acordo de Paris, de 2015. Cerca de 90 líderes de estado já confirmaram presença. O Sebrae integra a delegação brasileira junto com o Ministério do Meio Ambiente.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a missão da instituição na COP -27 é apresentar como as micro e pequenas empresas do país podem contribuir para a aceleração do cumprimento das metas e ações de enfrentamento das mudanças climáticas. “O mundo precisa conhecer as soluções brasileiras que podem contribuir para promover uma economia mais verde, com boas práticas. Temos uma matriz energética diversificada e segura e, ao mesmo tempo, um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento sustentável”, ressalta.

Ampla programação

O Sebrae vai compor o estande do Ministério do Meio Ambiente e contará ainda com o palco “Empreendedor Sebrae”, com palestras e transmissões on-line. Ao todo, estão programados 40 painéis, no período de 8 a 17 de novembro, com a participação de empreendedores e parceiros.

A ampla programação inclui apresentações sobre temas como o potencial energético do Brasil e as oportunidades, estratégias e fontes de financiamento de energias limpas, pesquisa e inovação na energia, descarbonização nas cadeias produtivas, entre outros.

Fórum de Energias

O Fórum Energias Renováveis – Energia Sem Limites, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, em Natal (RN), também vai fazer parte da programação remota da COP 27. O evento paralelo é uma realização do Sebrae, Polo Sebrae de Energias Renováveis, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Federação Nacional das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN).

A Edição 2022 do evento traz os principais temas para o fortalecimento do setor de energias, a partir de discussões sobre a centralidade das energias renováveis para o desenvolvimento do Brasil, os pequenos negócios e o mercado de carbono e o biogás e o hidrogênio na perspectiva dos pequenos negócios. Serão dois dias de muita interação, conteúdo e networking nos espaços Arena Solar e Eólica, Espaço Talk e Espaço Network.

Saiba como se inscrever no endereço eletrônico: https://forumdeenergias.com.br/

  • Sustentabilidade