A temporada de Primavera Verão 23/24 chega com o propósito de trazer para a indústria da moda uma pitada de autoexpressão e liberdade criativa. Visando contribuir para o desenvolvimento dessas tendências, o SENAI CETIQT, em parceria com o Sebrae Nacional, promoverá, na próxima sexta-feira (11), o evento de lançamento da Macrotendência 23/24 da plataforma Inova Moda Digital. Esse encontro é o resultado da pesquisa de tendência realizada pela equipe de Moda & Design do IST do SENAI CETIQT. Será o terceiro lançamento de macrotendência do projeto desenvolvido pela instituição em parceria com o Sebrae Nacional.
O convênio estabelecido entre as duas instituições tem como objetivo fomentar e fortalecer micro e pequenos negócios de moda e confecção da indústria brasileira por meio de consultorias presenciais, relatórios de tendências, artigos e materiais disponibilizados gratuitamente na plataforma Inova Moda Digital.
A plataforma, lançada em 2019, foi criada para divulgar tendências e informações estratégicas para o segmento moda, confecção e têxtil. Com ela, todos que fazem parte da cadeia produtiva da moda brasileira têm a oportunidade de acessar uma gama de conteúdos e soluções inovadoras para aplicação direta em seus negócios.
Lorena Ortale, gestora de moda do Sebrae Nacional, ressalta que a plataforma traz, a custo zero para os empreendedores da moda, informações de alta qualidade com o intuito de que o setor se prepare com antecedência para alavancar seus negócios. Cadernos de tendência semelhantes muitas vezes são inacessíveis aos pequenos negócios, em relação ao custo e também à tradução para a realidade desses empreendedores. A ideia, segundo Ortale, é garantir que esses empresários tenham acesso facilitado ao conteúdo para se tornarem ainda mais competitivos.
“Ao ter acesso às tendências 23/24, os empreeendedores de toda a cadeia poderão saber em quais produtos investir e como se planejar para atender às necessidades dos seus clientes. Desde a equipe de criação que desenvolve coleções, passando pelos fornecedores que saberão as cores e os tipos de tecidos que estarão em alta, por exemplo, até chegar ao varejo, ao lojista”, diz a gestora de moda do Sebrae.
O evento de lançamento da próxima Macrotendência vai dar ao público o acesso ao resultado de uma pesquisa extensa realizada ao longo dos últimos meses que buscou tomar como ponto de partida os últimos estudos pós-pandêmicos e decodificar tendências observadas tanto nas passarelas, quanto no comportamento de consumo.
“Nos últimos anos, passamos por um momento de policrise, representado pelas incertezas econômicas, culminando em uma recessão, aumento do custo de vida e a política polarizada. Além disso, nos deparamos com o chamado ‘xeque-mate ambiental’, por causa do que estávamos fazendo com o planeta, nele e com ele. Atualmente, após essa turbulência, foi possível perceber que a natureza nos deu uma oportunidade única, não só para construir melhor, mas também para interromper, redefinir e recriar de forma diferente, imaginativa e incrível”, analisa Chris Rangel, Coordenadora de Serviços de Consultoria Moda & Design do SENAI CETIQT e Head de Pesquisa do Inova Moda Digital.
O lançamento da Macrotendência Primavera Verão 23/24 acontecerá de forma presencial com transmissão online e gratuita exclusiva para inscritos e contará com a participação especial de Caio Braz, que é referência em conteúdo, trabalhando nas redes sociais com temas como comportamento, cultura, moda, diversidade. Atualmente também comanda o programa de viagem Bora Pernambucar, transmitido na Globo Pernambuco e disponível na Globoplay, além de fazer transmissões especiais para o canal GNT.
Parceiro do Sebrae no projeto, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras e pelo Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção
Para fazer a inscrição, basta se cadastrar no site do evento.