Fundada a partir de um sonho compartilhado e da necessidade de empreender, a Delicatê Jeans é hoje um exemplo de como a parceria com o Sebrae e a participação no Brasil Mais Produtivo pode transformar a gestão e impulsionar resultados. O empresário Daniel Isaías da Silva Santos iniciou a empresa ao lado da esposa ainda antes do casamento e, ao longo de mais de uma década, construiu uma marca sólida no segmento de moda cristã.
A história da Delicatê começou em 2012, de forma simples e artesanal, e a relação com o Sebrae acompanha boa parte dessa trajetória. O contato inicial aconteceu por meio de ações realizadas em um shopping onde a empresa mantém loja desde 2013. A partir daí, vieram cadastros, consultorias e a participação constante em iniciativas oferecidas pela instituição.
Com o crescimento do negócio ao longo dos anos, surgiram novos desafios, especialmente relacionados à gestão, mão de obra e organização dos processos. Foi nesse contexto que a Delicatê passou a integrar o Brasil Mais Produtivo. “O Brasil Mais Produtivo foi de grande valia porque nos ajudou a fazer o dever de casa de forma detalhada, passo a passo, com método”, afirma Daniel.
Segundo ele, o acompanhamento dos consultores do Sebrae foi fundamental para estruturar processos, identificar gargalos e fortalecer a gestão para viabilizar a expansão do negócio. As metas da empresa incluem aumentar o número de consumidores, conquistar maior estabilidade e tornar a marca mais conhecida em todo o Brasil. “Nós queremos vender mais, atingir novos mercados e continuar aprendendo com essa parceria com o Sebrae”, afirma o empresário.

Investimento em capacitação e consultoria
No início, o casal produzia blusas e vendia as peças em feiras em Goiânia (GO). Com o passar dos anos, o negócio foi amadurecendo, ampliando o mix de produtos e, em 2016, passou por uma virada importante. A empresa parou de atuar apenas em feiras, investiu em uma loja física, abriu CNPJ e reposicionou sua atuação para o segmento de jeans e moda evangélica.
Foi quando o empreendimento começou a ter outro desenho, mais estruturado. Ano após ano fomos ampliando o mix, sempre com foco em oferecer roupas elegantes, vendáveis e com qualidade, para um público específico.
Daniel Isaías da Silva, empreendedor
Ele afirma que o Sebrae foi um grande parceiro em toda a jornada da empresa. “Sempre que surgia uma oportunidade de consultoria ou capacitação, nós participávamos e continuamos participando até hoje”, destaca o empresário.
Hoje, a Delicatê trabalha com fabricação própria, vende no atacado e conta com uma linha diversificada com vestidos, saias, jardineiras, incluindo opções plus size, buscando aliar conforto, modernidade e identidade com o público religioso.

Transformação digital e produtividade em alta
O Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras.
Nesses dois anos, o programa – que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES – alcançou 67,5 mil empresas. Desse total, 30,5 mil foram do setor industrial e 37 mil de comércio e serviços. Foram mais de 90 mil atendimentos realizados, uma vez que as empresas podem participar de mais de uma modalidade do programa.
Segundo dados do Senai e do Sebrae, as empresas em manufatura enxuta (sistema de gestão industrial que visa a aumentar a eficiência e a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios na produção) registraram aumento médio de 28% na produtividade após o trabalho de consultoria.

