ASN Nacional
Compartilhe

COP30: Sebrae e Itamaraty planejam ações para reforçar inclusão dos pequenos negócios

Diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, e CEO da COP30, Ana Toni, se reuniram nesta semana para alinhar atuação durante o evento que será realizado em novembro, no Pará
Por André Gomes
ASN Nacional
Compartilhe

Alinhar a participação do Sebrae durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, em Belém (PA). Este foi o motivo da reunião realizada nesta semana, no Ministério das Relações Exteriores (MRE), com a presença da CEO da COP30, Ana Toni. O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, o gerente da unidade de Assessoria Internacional, Vinícius Lage, e o assessor do Gabinete da Diretoria Técnica, Gustavo Cezário, representam a instituição no encontro.

O Sebrae lidera o movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável, fortalecendo negócios responsáveis e preparados para o futuro. Com abordagem da inclusão, a instituição levará à Conferência soluções inovadoras de pequenos negócios que contribuem com a transição para uma economia verde.

A reunião discutiu a participação da entidade em relação aos temas propostos pela COP30. Os principais deles estão relacionados à sustentabilidade dos pequenos negócios e à bioeconomia.

“Estamos observando os organismos e as agências internacionais que virão para interagir em torno desses temas”

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae

Outro ponto que mereceu destaque na reunião foi o Polo de Bioeconomia do Sebrae, localizado no município de Belterra (PA). O diretor do Sebrae convidou a CEO da COP30 para participar da iniciativa. “É uma incubadora de soluções para essas novas economias de carbono, regenerativas. Ela ficou muito animada e vai avaliar a possibilidade de realizar uma imersão com os parceiros internacionais, no meio da selva, no meio da floresta”, apontou Bruno Quick.

“Estamos juntos neste esforço conjunto para mostrar para a população e para os pequenos negócios que isso é bom para o planeta, para o Brasil e para os pequenos negócios. É uma agenda de oportunidades e de engajamento de todos”

Vinícius Lages, gerente da Assessoria Internacional

Conteúdos

Para os empreendedores interessados em ficar por dentro das oportunidades de negócios geradas pela realização da COP30, já é possível acessar um ambiente criado pelo Sebrae para os donos de pequenos negócios de todo o Brasil.

O portal Sebrae COP30 reúne conteúdos exclusivos para quem quer se preparar para as oportunidades que o evento trará para o país e tornar seus negócios mais sustentáveis. São informações de empreendedorismo internacional, de inserção na agenda global de desenvolvimento sustentável e muitos exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.

  • COP30
  • economia verde
  • Sustentabilidade