
As vendas no comércio, setor composto por mais de 6,5 milhões de pequenos negócios, aumentaram neste início de ano. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano – o índice voltou a crescer após uma série de quatro meses em estabilidade. Os destaques foram para os segmentos de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de móveis e eletrodomésticos (0,9%).
Em comparação ao mesmo período no ano passado, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores investigados em alta: móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (8,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,5%).
O crescimento foi significativo em fevereiro, mas as perspectivas para o restante de 2025 apontam para um crescimento mais moderado, com fatores como a inflação, juros e confiança do consumidor exercendo influência.
Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae.
De acordo com o analista, para garantir que as vendas continuem em alta durante todo o ano, os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) precisam adotar, pelo menos, três estratégias fundamentais. São elas:
- Relacionamento
O dono do pequeno negócio deve focar no relacionamento com os clientes e compreender a real necessidade deles para oferecer produtos e serviços que atendam às suas expectativas. “Em um cenário onde o consumidor, apesar das variações inflacionárias, apresenta-se mais confiante, a oferta que agregar mais valor tem um potencial maior de venda. Ou seja, o pequeno varejista não precisa necessariamente focar em preços baixos, e sim em agregar valor em sua oferta, podendo ser até por meio de um atendimento mais adequado”, explica Flávio Petry. - Organização e previsibilidade
Os empreendedores devem estar atentos às sazonalidades das datas comemorativas e aproveitar para vender mais. “Já considere as possibilidades e estratégias promocionais para as próximas datas como Dia das Mães e Dia do Namorados. Organize os pedidos e o estoque, prepare a campanha de comunicação e treine a equipe de vendas”, aponta o analista. - Vários canais
O analista orienta a utilizar a tecnologia a favor do pequeno negócio para atrair mais clientes e aumentar as vendas durante todo o ano. “Otimize seus canais de vendas, como Instagram, WhatsApp, e-commerce, além de outras soluções que auxiliem a impulsionar o faturamento do pequeno negócio”, concluiu.