ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Colaboração entre municípios em prol do desenvolvimento territorial é destaque na Marcha dos Prefeitos

Sebrae levou para o evento iniciativas de parcerias entre cidades para fomentar o empreendedorismo estratégico no desenvolvimento da economia sustentável
Por Cibele Maciel
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

O segundo dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conhecida como Marcha dos Prefeitos, mostrou como a união regional pode fazer a diferença no desenvolvimento territorial. No evento, as prefeituras de Itanhandu (MG), Divinópolis (MG) e Tianguá (CE) contaram como a parceria com outros municípios e suas lideranças têm gerado transformações na realidade local. As experiências foram apresentadas durante o painel “Prefeituras que Inspiram: Empreendedorismo como Estratégia de Desenvolvimento Territorial”, organizada pelo Sebrae.

As prefeituras integram a estratégia Territórios Empreendedores desenvolvida pelo Sebrae que tem como objetivo para fortalecer as lideranças locais em diferentes esferas, promovendo um ambiente colaborativo e favorável ao desenvolvimento econômico regional sustentável, com ênfase nos pequenos negócios. O gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Jeconias Rosendo, disse que a implementação de um modelo de governança é capaz de potencializar as riquezas e os atrativos do território, garantindo mais oportunidades de desenvolvimento.

marcha-2dia. Foto: Erivelton Viana.

O município de Divinópolis (MG), com 250 mil habitantes, integra o Território Empreendedor Novo Oeste junto com outras 18 cidades do centro-oeste de Minas Gerais. De acordo com a vice-prefeita da cidade, Janete Aparecida, cada município, independentemente da quantidade de habitantes, tem seu valor e pode contribuir para o desenvolvimento regional.

Se os nossos problemas são parecidos, as soluções também podem ser e, mais, podem ser compartilhadas.

Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis.

Durante o painel, o prefeito de Tianguá (CE), Alex Nunes, contou como a cidade foi impactada ao fazer parte do Território Empreendedor da Serra da Ibiapaba. Com 81 mil habitantes, o município se destaca pela agricultura e pelo turismo. De acordo com o gestor municipal, a relação entre os prefeitos mudou com a visão de territorialidade. “Antes não tinha essa união. Cada um queria puxar só para o seu lado e hoje em dia nós estamos unidos pela associação. O Sebrae tem nos ajudado a enxergar o que temos de melhor”, comentou.

O prefeito de Itanhandu (MG), Paulo Henrique Monteiro, conhecido como Paulinho, por sua vez, compartilhou a importância do apoio do Sebrae para melhorar a gestão pública. O município do sul de Minas Gerais é um dos integrantes do Território Empreendedor Mantiqueira de Minas. “O Sebrae trouxe aquilo que nós mais precisávamos: capacitação e visita técnica. De maneira ampla, temos profissionalizado os serviços públicos do município”, destacou.

Autoridades municipais debateram sobre o desenvolvimento territorial. Foto: Erivelton Viana.

Atenção aos pequenos produtores

Os prefeitos e prefeitas, como também outros gestores públicos presentes na Marcha dos Prefeitos, também tiveram a oportunidade de conhecer o Hub da Agricultura Familiar, em construção pelo Sebrae para apoiar pequenos produtores. Inicialmente o projeto está em implantação em municípios de Pernambuco, como São José do Egito, e deve ser alcançar outros estados.

A proposta da iniciativa foi apresentada pela consultora do Sebrae Nacional, Fabrine Schwanz, durante o painel “Desenvolvimento Municipal e Compras Públicas: Convergência por um Brasil Mais Eficiente”. Segundo ela, a ideia é que a sala do empreendedor nos municípios concentre soluções voltadas para os agricultores familiares, oferecendo serviços que estimulem o produtor a acessar o mercado público, como o fornecimento de merenda escolar, por exemplo. A consultora explicou como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentação (PAA) favorecem a agricultura familiar.

  • Agricultura familiar
  • desenvolvimento territorial
  • Marcha dos prefeitos